Título: | A FIGURA DOS MESTRES E DAS MESTRAS DO BOI DE PINDARÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, PERTENCIMENTO E ORALIDADE | ||||||||||||
Autor: |
CRISTIANE RODRIGUES SERRA |
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Colaborador(es): |
PATRICIA COELHO DA COSTA - Orientador |
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Catalogação: | 06/JUN/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59369&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59369 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A figura dos Mestres Cantadores do Boi de Pindaré: Educação, Memória,
Pertencimento e Oralidade investiga as práticas educativas dos dois Mestres
formais do Boi de Pindaré: Mestre Castro e Mestre João do Sá Viana contadas
através das narrativas identitárias deles e dos sujeitos que participam. As
trajetórias dos mestres foram estudadas a partir de idas e vindas, em um
processo de rupturas, suturas que é natural na identidade do ser humano.
Destaca-se a importância desses Mestres cantadores como educadores não
formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos
que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi
do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios
de simbologias e as memórias e conhecimentos revelam uma rede de saberes
construídos e reconstruídos, possibilitando assim, um olhar mais atento em
relação a conexões e troca de saberes através da oralidade e das práticas
pedagógicas que suscitam provocações e dialogismos. Neste contexto é
estudado o papel feminino através do emponderamento das mulheres que fazem
o Boi de Pindaré reconhecendo suas lideranças dentro dos núcleos que atuam
e a visibilidade das suas ações como propagadoras da tradição. O Ensino não
formal é realizado nos ensaios, durante as apresentações e principalmente no
espaço educacional da Sede, que é aberto para toda a comunidade como um
lugar social e cultural de convivência, de ensino e aprendizagem. Foram
utilizados como metodologia a análise documental e a história oral, a partir de
entrevistas com Mestres e brincantes do Boi de Pindaré. Conclui-se que esses
Mestres cantadores desempenham um importante papel como educadores não
formais da cultura popular maranhense, pois, é através dos seus ensinamentos
que são propagados os conhecimentos contidos na tradição do Bumba-meu-boi
do Maranhão que possuí elementos populares repletos de significados e cheios
de simbologias, memórias e conhecimentos. A pesquisa revelou uma rede de
saberes construídos e reconstruídos, que possibilitam conexões e troca de
saberes através da oralidade e das práticas pedagógicas que suscitam
provocações e dialogismos.
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