Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: APRENDIZAGEM E PERFORMANCE POR MEIO DE JOINT VENTURES CONTRATUAIS: O CASO DA PETROBRAS
Autor: LUIS MARCEL VIEIRA FREITAS
Colaborador(es): MARCOS COHEN - Orientador
Catalogação: 30/MAI/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59268&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59268&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59268
Resumo:
O estudo tem como objetivo entender como as Joint Ventures Contratuais (JVCs) formadas pela empresa Petrobras no ramo da Exploração e Produção afetaram a performance e a aprendizagem da mesma. Esta pesquisa qualitativa e descritiva tem sua base nas lentes teóricas da coopetição e da performance e aprendizagem em Joint Ventures para, a partir de estudos de caso múltiplos com quatro JVCs, buscar relações entre a realização destas e a aprendizagem e performance da organização estudada. O estudo teve o levantamento de dados em 3 etapas: primeiramente uma entrevista exploratória, depois entrevistas com empregados da área corporativa e por fim as entrevistas com empregados que trabalham ou trabalharam nas JVCs do BM-S-11 (campo de Tupi), Joint Venture X, Libra (campo de Mero) e BM-C-33. O estudo concluiu que a influência da performance das JVs na performance da Petrobras, embora ligada a fatores geológicos como presença de grandes reservas de hidrocarbonetos de baixo custo de extração, é diretamente influenciada pela forma com que a JV é gerenciada, pela capacidade dos parceiros de contribuírem com o projeto, além de uma parceria formada com objetivos estratégicos semelhantes e confiança entre os parceiros. Já a aprendizagem é ainda mais associada a características dos parceiros, como capacidade tecnológica e base de conhecimento semelhante, e é regida pelo estímulo da liderança das empresas parceiras com a troca de conhecimento, além da governança que regulam as trocas – sejam ela regida por meio do Joint Operating Agreement ou por outros acordos particulares entre as partes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF