Título: | APRENDIZAGEM E PERFORMANCE POR MEIO DE JOINT VENTURES CONTRATUAIS: O CASO DA PETROBRAS | ||||||||||||
Autor: |
LUIS MARCEL VIEIRA FREITAS |
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Colaborador(es): |
MARCOS COHEN - Orientador |
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Catalogação: | 30/MAI/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59268&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59268&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59268 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O estudo tem como objetivo entender como as Joint Ventures Contratuais
(JVCs) formadas pela empresa Petrobras no ramo da Exploração e Produção
afetaram a performance e a aprendizagem da mesma. Esta pesquisa qualitativa e
descritiva tem sua base nas lentes teóricas da coopetição e da performance e
aprendizagem em Joint Ventures para, a partir de estudos de caso múltiplos com
quatro JVCs, buscar relações entre a realização destas e a aprendizagem e
performance da organização estudada. O estudo teve o levantamento de dados
em 3 etapas: primeiramente uma entrevista exploratória, depois entrevistas com
empregados da área corporativa e por fim as entrevistas com empregados que
trabalham ou trabalharam nas JVCs do BM-S-11 (campo de Tupi), Joint Venture
X, Libra (campo de Mero) e BM-C-33. O estudo concluiu que a influência da
performance das JVs na performance da Petrobras, embora ligada a fatores
geológicos como presença de grandes reservas de hidrocarbonetos de baixo
custo de extração, é diretamente influenciada pela forma com que a JV é
gerenciada, pela capacidade dos parceiros de contribuírem com o projeto, além
de uma parceria formada com objetivos estratégicos semelhantes e confiança
entre os parceiros. Já a aprendizagem é ainda mais associada a características
dos parceiros, como capacidade tecnológica e base de conhecimento semelhante,
e é regida pelo estímulo da liderança das empresas parceiras com a troca de
conhecimento, além da governança que regulam as trocas – sejam ela regida por
meio do Joint Operating Agreement ou por outros acordos particulares entre as
partes.
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