Título: | POR OUTRAS CARTOGRAFIAS CURRICULARES: UMA LEITURA ALDAZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS CRIANÇAS DE GUIMARÃES ROSA | ||||||||||||
Autor: |
MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS |
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Colaborador(es): |
ROSANA KOHL BINES - Orientador |
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Catalogação: | 26/MAI/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho parte de uma investigação das crianças que habitam quatro
contos de Guimarães Rosa em Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do
audaz navegante, As margens da alegria e Pirlimpsiquice, concebendo a
infância como categoria filosófico-epistemológica que pode e deve participar das
narrativas pedagógicas escolares. A fim de fazê-lo, cada capítulo busca flagrar nas
infâncias rosianas subsídios teóricos capazes de tensionar o tom planificador e
empresário por vezes encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
documento normativo gerador dos currículos nacionais, em especial nas suas
formulações sobre o campo artístico-literário no Ensino Fundamental, anos finais.
Pretende, assim, criar cartografias alternativas de leitura da BNCC, apontando a
relação da escola com o tempo, com a literatura e com a diversidade. A dissertação
é atravessada pelo diálogo com reflexões deleuze-guattarianas e benjaminianas,
além de conversar com as chamadas teorias pós-críticas do currículo, sempre
comprometida com a defesa da escola. Por fim, na investigação se intrometem
intervenções dessas crianças sobre o corpo da Base, propondo rasuras e escrituras
que encenem e presentifiquem as cartografias imaginadas.
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