Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: POR OUTRAS CARTOGRAFIAS CURRICULARES: UMA LEITURA ALDAZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS CRIANÇAS DE GUIMARÃES ROSA
Autor: MARIA EDUARDA DELMAS CAMPOS
Colaborador(es): ROSANA KOHL BINES - Orientador
Catalogação: 26/MAI/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59216&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59216
Resumo:
Este trabalho parte de uma investigação das crianças que habitam quatro contos de Guimarães Rosa em Primeiras estórias: A menina de lá, Partida do audaz navegante, As margens da alegria e Pirlimpsiquice, concebendo a infância como categoria filosófico-epistemológica que pode e deve participar das narrativas pedagógicas escolares. A fim de fazê-lo, cada capítulo busca flagrar nas infâncias rosianas subsídios teóricos capazes de tensionar o tom planificador e empresário por vezes encontrado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo gerador dos currículos nacionais, em especial nas suas formulações sobre o campo artístico-literário no Ensino Fundamental, anos finais. Pretende, assim, criar cartografias alternativas de leitura da BNCC, apontando a relação da escola com o tempo, com a literatura e com a diversidade. A dissertação é atravessada pelo diálogo com reflexões deleuze-guattarianas e benjaminianas, além de conversar com as chamadas teorias pós-críticas do currículo, sempre comprometida com a defesa da escola. Por fim, na investigação se intrometem intervenções dessas crianças sobre o corpo da Base, propondo rasuras e escrituras que encenem e presentifiquem as cartografias imaginadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF