Título: | CONTRA-CENAS AO ANTROPOCENO: POLIFONIA, SIMPOIESIS E COMPOSIÇÕES INTERESPECÍFICAS NA CENA CONTEMPORÂNEA | ||||||||||||
Autor: |
LUIZ FELIPE MILEN REIS |
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Colaborador(es): |
FREDERICO OLIVEIRA COELHO - Orientador |
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Catalogação: | 24/MAI/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59168&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59168&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59168 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa investiga de que modo saberes das artes, das humanidades e
das ciências da Terra têm sido mobilizados por experimentos estéticos, sobretudo
cênicos e performativos, empenhados em abordar os desafios existenciais trazidos
à tona pelo Antropoceno — aqui interpretado como consequência direta de um
projeto de modernidade antropocêntrico e capitalístico. A pesquisa investiga,
portanto, propostas críticas e criativas que fazem da cena uma contra-cena, isto é:
experiências que se apresentam como contraposições radicais às premissas
ideológicas que fundamentam a modernidade e que engendram o Antropoceno.
Trata-se de respostas estéticas que se empenham, sobretudo, em deslocar o humano
das ilusórias posições de centralidade, soberania, onipotência, autossuficiência e de
independência em relação à trama da vida. Na etapa final do trabalho, as noções de
polifonia, de simpoiesis e de composições interespecíficas são investigadas
enquanto dispositivos reflexivos e formais capazes de estruturar propostas
performativas que, em forma-conteúdo, em dramaturgia e em encenação, se
instauram enquanto contra-cenas ao Antropoceno e ao antropocentrismo. A partir
de obras como Stifter s dinge, do encenador Heiner Goebbels, podemos vislumbrar
formas de experiência cênica em que o humano deixa de estar representado
enquanto protagonista único, soberano e indispensável da cena da vida — tanto da
Terra como, também, do Teatro.
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