Título: | PRECIFICAÇÃO DE TÍTULOS VERDES NO MERCADO BRASILEIRO | ||||||||||||
Autor: |
BEATRIZ DE MIRANDA FERRARI |
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Colaborador(es): |
ANTONIO CARLOS FIGUEIREDO PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 24/MAI/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59155&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=59155&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.59155 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Títulos verdes são instrumentos para financiamento de ativos e projetos com benefícios ambientais, cuja emissão vem se tornando comum no mercado brasileiro. Preferências não-pecuniárias de investidores pela compra desses títulos associados a impacto ambiental positivo podem se refletir em uma diferença em sua precificação em comparação com títulos convencionais, fenômeno denominado de prêmio verde (greenium). A bibliografia internacional que explora a existência de um prêmio verde e de seus determinantes ainda é variada, porém não contempla o mercado brasileiro. Este trabalho busca contribuir para a literatura ao explorar a dinâmica de precificação de títulos verdes no Brasil. Para possibilitar a comparação entre títulos verdes e títulos convencionais de características similares e isolar os efeitos do rótulo verde na precificação desses ativos, foram empregados dois métodos de pareamento, Propensity Score Matching e Coarsened Exact Matching. Considerando uma amostra de 110 títulos verdes e 227 títulos convencionais emitidos entre 2016 e 2022 pelos mesmos emissores, o resultado indica a existência de um prêmio verde de 1,92% no mercado brasileiro, porém com resultados mistos uma vez que apenas um dos métodos obteve resultado significativo.
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