Título: | PARA TODOS: J.CARLOS DESIGNER | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
JULIETA COSTA SOBRAL |
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Colaborador(es): |
RAFAEL CARDOSO DENIS - Orientador |
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Catalogação: | 02/FEV/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5900&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5900&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5900 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Para Todos: J. Carlos Designer é um trabalho que tenta contribuir para a
desmistificação da idéia de que o design gráfico no Brasil nasceu com a
institucionalização do ensino no país na segunda metade do século XX, a
presente dissertação traz à luz a atuação do caricaturista J. Carlos enquanto
designer gráfico à frente das revistas publicadas pela empresa O Malho S. A.
pertencente ao grupo Pimenta de Mello & Cia entre 1922 e 1930.
Através da análise gráfica de três revistas do grupo, Para Todos..., O
Malho e Illustração Brasileira, procurou-se demonstrar que, ao realizar um
projeto gráfico distinto para cada uma das revistas, direcionando-os aos
respectivos públicos-alvo, a atuação de J. Carlos em nada difere da de um
designer gráfico hoje, não havendo portanto nenhuma justificativa para que
tal legado não seja incorporado à nossa memória gráfica. Dada a qualidade
dos projetos, acreditamos que, o mapeamento dos recursos por ele utilizados
pode constituir uma rica fonte de aprendizado para os estudantes da área.
O primeiro capítulo traça o arcabouço teórico que guiará a análise
gráfica apresentada; nele se fala sobre os vários significados do conceito
moderno ao longo da história, da modernidade baudelairiana, do
modernismo e do art déco. O segundo capítulo contextualiza o leitor no Rio
de Janeiro dos anos 1920, traçando um perfil do artista gráfico da época e do
parque gráfico do qual dispunha. No terceiro capítulo, através da análise
gráfica, percorremos a atuação do J. Carlos designer nas revistas acima
citadas, observando as soluções técnicas e visuais por ele adotadas em cada
uma delas no que concerne a tipografia, a fotografia e o desenho e o modo
como esses elementos se relacionam.
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