Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: PARA TODOS: J.CARLOS DESIGNER
Autor: JULIETA COSTA SOBRAL
Colaborador(es): RAFAEL CARDOSO DENIS - Orientador
Catalogação: 02/FEV/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5900&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5900&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5900
Resumo:
Para Todos: J. Carlos Designer é um trabalho que tenta contribuir para a desmistificação da idéia de que o design gráfico no Brasil nasceu com a institucionalização do ensino no país na segunda metade do século XX, a presente dissertação traz à luz a atuação do caricaturista J. Carlos enquanto designer gráfico à frente das revistas publicadas pela empresa O Malho S. A. pertencente ao grupo Pimenta de Mello & Cia entre 1922 e 1930. Através da análise gráfica de três revistas do grupo, Para Todos..., O Malho e Illustração Brasileira, procurou-se demonstrar que, ao realizar um projeto gráfico distinto para cada uma das revistas, direcionando-os aos respectivos públicos-alvo, a atuação de J. Carlos em nada difere da de um designer gráfico hoje, não havendo portanto nenhuma justificativa para que tal legado não seja incorporado à nossa memória gráfica. Dada a qualidade dos projetos, acreditamos que, o mapeamento dos recursos por ele utilizados pode constituir uma rica fonte de aprendizado para os estudantes da área. O primeiro capítulo traça o arcabouço teórico que guiará a análise gráfica apresentada; nele se fala sobre os vários significados do conceito moderno ao longo da história, da modernidade baudelairiana, do modernismo e do art déco. O segundo capítulo contextualiza o leitor no Rio de Janeiro dos anos 1920, traçando um perfil do artista gráfico da época e do parque gráfico do qual dispunha. No terceiro capítulo, através da análise gráfica, percorremos a atuação do J. Carlos designer nas revistas acima citadas, observando as soluções técnicas e visuais por ele adotadas em cada uma delas no que concerne a tipografia, a fotografia e o desenho e o modo como esses elementos se relacionam.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO PDF      
INTRODUÇÃO PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CONCLUSÃO PDF      
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF