Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: RASTREIO DOS SINTOMAS PSICOLÓGICOS APRESENTADOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA PUC-RIO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Autor: MANUELA DA COSTA G DE ALMEIDA
Colaborador(es): HELENICE CHARCHAT FICHMAN - Orientador
BRENO SANVICENTE VIEIRA - Coorientador
Catalogação: 10/MAI/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58914&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58914&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58914
Resumo:
Assunto: O ingresso na universidade é um momento de transição que muitas vezes contribui para o desenvolvimento de sintomas psicológicos ou para um agravamento de sintomas pré-existentes em jovens. Objetivo: Esta dissertação é composta por dois estudos realizados durante a pandemia da covid-19. O primeiro com o objetivo de investigar, por meio de Revisão Sistemática da literatura, as prevalências de sintomas de ansiedade e depressão em estudantes universitários em diferentes continentes do mundo. O segundo estudo teve como objetivo rastrear os sintomas psicológicos apresentados por alunos da graduação da PUC-Rio. Método: A Revisão sistemática foi feita a partir de 9 bases de dados acessados em agosto de 2021. Após aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 77 estudos para a pesquisa. A coleta de dados para a pesquisa com alunos de graduação foi conduzida entre junho e setembro de 2021, com amostra composta por 1.189 alunos através da aplicação de questionário online com dados sociodemográficos, dados acadêmicos, histórico de saúde mental e duas escalas de Rastreio: Escala Transversal de Sintomas de Nível 1 do DSM-5 e a Escala de Medo da Covid-19. Resultado: No estudo de revisão, o resultado aponta maior índice de prevalência de sintomas de ansiedade (52,7 por cento) e depressão (81,4 por cento) na América do Sul. Os resultados do estudo quantitativo sugerem grau moderado para sintomas de ansiedade (M=3,08) e leve a moderado para sintomas depressivos (M=2,65). Conclusão: Nos dois estudos foi possível identificar a prevalência de sintomas de ansiedade e depressão na população universitária.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF