Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19
Autor: JULIANA MARIA SANTOS RODRIGUES
Colaborador(es): HELENICE CHARCHAT FICHMAN - Orientador
Catalogação: 10/MAI/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58909&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58909&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58909
Resumo:
A pandemia do COVID-19 e suas medidas de contenção trouxeram diversos impactos para a saúde física e mental da população mundial. A adolescência é uma etapa do desenvolvimento de vulnerabilidade psicológica e tende a ser altamente impactada por um fator estressante dessa magnitude. Assim, nessa dissertação, pesquisou-se sintomas de ansiedade e depressão em adolescentes durante a crise sanitária, por meio de dois artigos distintos. O primeiro trata-se de uma revisão sistemática de pesquisas de coorte produzidas entre 2020 e 2021 que avaliaram sintomas de depressão e/ou ansiedade em adolescentes, bem como fatores de risco e proteção associados. O segundo artigo é uma pesquisa de coorte realizada com adolescentes entre doze e dezessete anos, moradores do município do Rio de Janeiro, ao longo de um ano, no qual se estudou as características sociodemográficas, experiências vividas e sintomas de ansiedade e depressão. Os resultados indicam prevalências elevadas de ansiedade e depressão em adolescentes cariocas e na maioria dos países analisados. Os fatores sociodemográficos de risco e proteção foram semelhantes no Brasil e no mundo. Como diferencial, na segunda pesquisa, pôde-se avaliar não apenas variáveis pessoais do adolescente, como também dados epidemiológicos da própria pandemia no município do Rio de Janeiro, que também se mostraram variáveis preditoras sobre desfechos de saúde mental. Estes dados podem ser utilizados para auxiliar a compreensão dos impactos do contexto pandêmico, bem como orientar medidas de prevenção e intervenção no público estudado. Por fim, propõe-se desdobramentos em pesquisas adicionais para compreensão precisa do atual panorama.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF