Título: | RETRATO EM BRANCO E PRETO DE HIBRIDISMO MIDIÁTICO: PRÁTICAS CULTURAIS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DA UFRJ, FUTUROS PROFESSORES | |||||||
Autor: |
MARIA DA GLORIA BAKER BOTELHO |
|||||||
Colaborador(es): |
ZAIA BRANDAO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 25/JAN/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5883&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5883&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5883 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Pesquisou-se as práticas culturais dos estudantes dos
cursos de licenciatura da UFRJ com o objetivo de verificar
a hipótese de que as variáveis nas práticas culturais
destes jovens estudantes universitá¡rios, analisadas segundo
suas inserções na universidade por centros universitários
(CFCH, CCMN, CCS e CLA), podem ser atribuídas também ao que
se propôs como variáveis de convivialidades, além das
variáveis explicativas tradicionais (sócio-econômicas e
demográficas). O questionário, respondido por 369
estudantes dos cursos de licenciatura da UFRJ alunos do
curso de Psicologia da Educação II em 2003/2, com pelo
menos dois anos de vida universitária, foi construído a
partir de 4 constructos: Protoculturas, Culturas de volume,
Culturas de lazer e Culturas sóciodigitais. A análise,
descritiva simples, seguida por análise descritiva
discriminante, multivariada, em caráter exploratório,
indicou que aqueles 4 constructos não chegam a discriminar
as práticas culturais dos estudantes, por centro
universitário, o que impediu que a hipótese fosse
comprovada. Esta mesma análise indicou outras
possibilidades de agrupamento das variáveis, nas quais o
contato com a cultura linguística (lecto-escrita) e a
cultura tecno-científica (sociodigital) podem ter
importante papel na comprovação da hipótese. A leitura e o
contato com a música permitiram indicar alguns perfis da(s)
juventude(s), por centro, porém sem dimensão conclusiva.
|
||||||||