Título: | REALIDADE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA TOMADA DE DECISÃO NO COMBATE EM AMBIENTES CONFINADOS | ||||||||||||
Autor: |
THIAGO DA SILVA GONCALVES |
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Colaborador(es): |
ALBERTO BARBOSA RAPOSO - Orientador |
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Catalogação: | 03/MAI/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58800&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58800&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58800 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Os combates modernos acontecem cada vez mais dentro das cidades, muitas
vezes dentro de casa, becos, galpões, em ambientes com um espaço restrito onde
tudo acontece de maneira muito rápida e com adversários que não são fáceis
de serem identificados. Em uma situação dessa, a identificação positiva do alvo
se torna imprescindível para que o soldado possa decidir da maneira correta se
deve ou não atirar no que ele está vendo. Esse é um dos desafios que o Corpo de
Fuzileiros Navais enfrenta: preparar seu soldado para nova realidade de maneira
segura e com baixos custos. Por esse motivo a Realidade Virtual pode ser
uma solução plausível para esse problema, preparar o militar no seu processo
decisório e de maneira eficiente para uma situação de combate em ambiente
confinado. O presente trabalho foi baseado em dois ambientes virtuais, o
primeiro é uma sala de treinamento e o segundo, uma situação de combate em
ambiente confinado (CQB - Close Quarters Battle). Em ambas as situações,
8 instruendos foram avaliados por 4 instrutores, onde obtivemos resultados
positivos referentes a possibilidade do emprego do sistema no adestramento
de CQB para o ensino da identificação positiva do alvo, além de propostas de
estudos futuros.
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