Título: | ENSINO DE INFERÊNCIAS: O QUE PROFESSORES DE QUARTO E QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECEM | ||||||||||||
Autor: |
CLAUDIA SANTOS DA SILVA |
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Colaborador(es): |
SILVIA BRILHANTE GUIMARAES - Orientador |
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Catalogação: | 28/ABR/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58750&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58750&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58750 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Ler com vista a alcançar a compreensão ainda é uma dificuldade a ser
superada por muitos alunos. A compreensão leitora e, mais especificamente, as
inferências precisam se tornar objeto de ensino, cujo propósito seja formar leitores
capazes de produzir sentido para o que leem. Assim, se as inferências demandam
um ensino sistematizado, nosso objetivo com esta pesquisa foi analisar e descrever
o conhecimento dos professores de quarto e quinto ano do ensino fundamental sobre o ensino
de inferências. Participaram do presente estudo 67 professores que atuam ou já
atuaram no quarto e/ou quinto ano em escolas do Rio de Janeiro. Esses professores
responderam um formulário eletrônico contendo os instrumentos: 1) questionário
sobre tipos de perguntas inferenciais e não inferenciais; 2) Escala de Estratégias
para Ensino de Inferências (EEEI); 3) questionário de perfil dos docentes. Os
achados receberam um tratamento quantitativo, e se estruturou a análise dos dados
em duas etapas: análise fatorial exploratória e análise das frequências de respostas.
Os resultados foram discutidos à luz da teoria cognitiva da leitura. De uma maneira
geral, os resultados referentes às perguntas inferenciais e não inferenciais, bem
como às estratégias de compreensão leitora apontaram que os professores
conhecem tanto perguntas adequáveis ao ensino de inferências quanto estratégias
de compreensão que possuem relevância em tal ensino. À vista desse conhecimento
dos professores, uma perspectiva de ensino de compreensão que entende a leitura
como uma atividade de produção de sentido se sobressaiu. Sobre a realização de
perguntas, os professores declararam conhecer perguntas de processo e de produto,
não se restringindo às perguntas literais. A importância dos conhecimentos prévios
do leitor para o ensino de inferências parece integrar o conhecimento dos
professores. Por meio desta pesquisa, foi possível ressaltar e discutir a importância da produção de inferências para a formação de leitores proficientes e autônomos,
bem como dispor estratégias de compreensão leitora e refletir sobre elas como
caminhos favoráveis para ensinar os alunos a estabelecerem inferências autorizadas
pelo texto. Por fim, através do que os professores declararam conhecer a respeito
de ensino de inferências, conseguimos analisar como questões relacionadas à
compreensão leitora e, mais especificamente, à inferência são concebidas pelos
docentes.
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