Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: LUTO PARENTAL: A EXPERIÊNCIA DE PAIS/MÃES EM CASOS DE MORTES POR SUICÍDIO
Autor: PAULA GUIMARAES GUERREIRO
Colaborador(es): ANDREA SEIXAS MAGALHAES - Orientador
Catalogação: 19/ABR/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58667&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58667&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58667
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a experiência de pais enlutados por suicídio. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestrutadas com 3 pais e 4 mães que perderam um(a) filho(a) adulto por meio do suicídio. Nesse sentido, buscamos investigar as características específicas do processo de luto parental por suicídio; compreender como os pais vivenciam os rituais no processo de luto por suicídio do filho(a); e compreender a percepção dos pais a respeito dos suportes recebidos após a morte do filho(a). Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e emergiram cinco categorias: (1) Respostas para o suicídio; (2) Meu/ minha filho(a) para além do suicida; (3) Recursos de enfrentamento no processo de luto; (4) Deslocamento dos cuidados parentais e (5) Busca por sentido e transformações a partir da morte do filho (a). Constatou-se que essa perda é acompanhada por estigmas sobre o ato suicida em si e sobre os pais sobreviventes, foram identificados busca por respostas para a morte do filho (a), sentimentos de culpa, desejo de espaços para falar livremente sobre o(a) filho(a), desenvolvimento de recursos de suporte e transformações e busca por sentido como elementos presentes no processo de luto desses pais. Conclui-se que facilitar o acesso a informações sobre suicídio, sobre luto, e proporcinar espaços seguros e de cuidado para os pais enlutados são facilitadores para a elaboração durante o processo de luto de sobreviventes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF