Título: | DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA GESTÃO DE LIFESTYLE BRANDS ADQUIRIDAS POR GRANDES EMPRESAS | ||||||||||||
Autor: |
VINICIUS AGUIAR RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 18/ABR/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58627&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58627&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58627 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Nas últimas décadas, o ambiente de negócios vem passando por diversas
transformações, influenciado pelas consequências da globalização, evolução dos meios
digitais, impactos sobre o meio ambiente, entre outros aspectos. Esse cenário impõe
desafios significativos para as companhias, como, por exemplo, a ascensão das
chamadas Lifestyle Brands (LSB), marcas que constroem conexões profundas com
seus usuários por meio de propósitos, valores e princípios, muitas vezes ligados a
questões ESG (Environmental, Social and Governance). Como estratégia de
crescimento e de defesa, diversas companhias de grande porte vêm adquirindo Lifestyle
Brands em diferentes segmentos de produtos e serviços, o que gera desafios e
oportunidades, do ponto de vista de gestão de marketing, para as empresas, assim como
para as novas marcas. O presente estudo buscou identificar e explorar essas questões,
bem como apontar contribuições gerenciais para as empresas e as marcas, a partir de
entrevistas em profundidade com um painel de especialistas formado por profissionais
de marketing que atuaram na gestão de Lifestyle Brands durante o período de transição
das marcas para a nova companhia. Por meio das entrevistas, foi possível pontuar e
analisar os principais desafios enfrentados, que passam, principalmente, pelos
potenciais impactos na autenticidade da marca; pelos riscos associados às priorizações
internas feitas pela nova empresa; pelas tensões geradas entre decisões de curto e longo
prazo; e pelos possíveis diferentes modelos de negócio entre a marca e a companhia.
Quanto às oportunidades, destacaram-se os potenciais aprendizados e influências das
Lifestyle Brands sobre as demais marcas da companhia; e as sinergias e expansões que
a nova empresa pode proporcionar para a Lifestyle Brand adquirida.
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