Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: AVALIADOR/ AVALIADO: SUJEITO E OBJETO NAS/DAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO
Autor: ERIKA PEDREIRA DA SILVA FERNANDES
Colaborador(es): MARIA INES GALVAO FLORES MARCONDES DE SOUZA - Orientador
Catalogação: 08/ABR/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58568&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58568&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58568
Resumo:
A presente tese teve como objetivo investigar a relação entre os fazeres pedagógicos dos professores do quinto ano de escolas da Rede Municipal de Educação de Niterói e as políticas de avaliação externas Sistema de Avaliação da Educação de Niterói (SAEN) implementadas neste município. Ela busca, portanto, analisar se as avaliações além de verificar o desempenho dos estudantes de cada Unidade Escolar da Rede, também possuem a finalidade de avaliar o trabalho pedagógico realizado pelos professores em sala de aula. Para realizar esta análise utilizamos o ciclo de políticas proposto por Ball (2002; 2011; 2016), as pesquisas sobre avaliação externa realizadas por Fernandes (2003; 2015), Frangella, (2016) Marcondes (2009) as reflexões críticas sobre a utilização dos resultados das avaliações realizados por Freitas (2013; 2016) e a relação entre os dados das avaliações e sua a utilização destes dados realizados por Esteban (2001; 2005). Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza entrevistas semi-estruturadas com professores e diretores, objetivando problematizar a relação entre os fazeres docentes e a incidência direta ou indireta destas avaliações sobre eles. As entrevistas foram realizadas de forma remota, por meio das plataformas digitais: Zoom, Meet e WhatsApp. A análise dos dados foi realizada com base na proposta de análise de conteúdo de Bardin, organizando os temas por categorias. A partir desta análise foi possível estabelecer uma relação entre as ações que envolvem a política avaliativa do SAEN e as ações que ocorrem dentro das escolas antes da aplicação efetiva desta avaliação. Os resultados indicam modificações significativas nas ações pedagógicas, metodológicas e curriculares ocorridas antes destas avaliações. De acordo com os resultados apontados pela pesquisa, constatamos a necessidade de mais investimentos por parte da FME, na elaboração de políticas educacionais que busquem atender a demandas específicas das Unidades Escolares de Niterói. A pesquisa também identificou que as professoras sinalizaram a necessidade de produção de material didático de cunho pedagógico produzido de acordo com a realidade dos alunos matriculados nesta Rede.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF