Título: | ESCOLAS PRIVADAS EM BELFORD ROXO: (DES)ENCONTROS ENTRE FAMÍLIA, PROFESSORES E ESCOLA | ||||||||||||
Autor: |
JESSICA FERNANDA DE SOUZA CARPES |
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Colaborador(es): |
SILVANA SOARES DE ARAUJO MESQUITA - Orientador |
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Catalogação: | 05/ABR/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58484&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58484&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58484 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente pesquisa tem como objetivo investigar as influências das
famílias sobre as práticas pedagógicas nas escolas privadas de Belford Roxo,
procurando identificar se há divergência entre as concepções dos professores e das
famílias. A pesquisa se desenvolveu em três escolas privadas, de pequeno e médio
porte, autônomas e de prestígio, que atendem, em sua maioria, a classe popular do
município de Belford Roxo. A metodologia adotada para a produção de dados foi a
de caráter qualitativo, composta em duas etapas: realização de entrevista
semiestruturada, com duas professoras e uma coordenadora do Ensino Fundamental
I de cada uma das três instituições escolares investigadas, totalizando nove
entrevistas; aplicação de questionários para as famílias dos alunos, com perguntas
abertas e fechadas, totalizando vinte e um respondentes. Além disso, utilizou-se a
página do Facebook de cada instituição, para uma análise documental, em busca de
compreender como a comunidade escolar, a família e os professores apresentam
suas concepções sobre a lógica de funcionamento da escola. A análise dos dados
das entrevistas contou com o método de análise temática. Constatou-se que são
escolas privadas que vêm crescendo, em comparação com as da rede pública da
região, mas com poucos parâmetros das autoridades governamentais,
principalmente no que tange à ausência de dados sobre o desempenho educacional
dos alunos. Essas escolas destacam-se como escolas de prestígio para as famílias
por oferecerem uma educação de qualidade, de modelo conteudista e tradicional,
baseadas no uso de livro didático, cujo foco central da aprendizagem está na
memorização, repetição e nos resultados das avaliações. Evidenciou-se que esse
formato de ensino possui influências das famílias que pagam a escola e, por isso,
acreditam que esse é o melhor ensino para seus filhos. A maioria dos professores
possui baixos níveis de formação acadêmica, e não há nenhuma organização por
meio da escola para promover um aperfeiçoamento profissional através de
formação continuada. Conclui-se que a prática pedagógica é submetida a uma
lógica de ensino regulador, acumulativo e tradicional, que inibe a autoria e a
criatividade docente, justificada por essas escolas se submeterem às influências do
mercado e das próprias famílias. Evidenciou-se que não há grandes desencontros
entre as concepções das escolas, das famílias e dos professores no que tange ao
processo de ensino- aprendizagem. Esse cenário perpetua-se como um ciclo vicioso
de repetição das práticas-pedagógicas tradicionais, com poucos avanços, mantidos,
principalmente, pelos limites da formação dos professores, seja inicial e continuada,
pela constante influência das famílias, juntamente com a falta de regulação dos
governos. Aposta-se na necessidade de novos estudos para a compreensão de como
se efetiva o processo de aprendizagem dos alunos no cotidiano da sala de aula, a
fim de aprofundar as questões evidenciadas nesta pesquisa.
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