Título: | SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO E GESTÃO DE REDES DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 | ||||||||||||
Autor: |
BIANCA SAMPAIO MORENO |
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Colaborador(es): |
ALICIA MARIA CATALANO DE BONAMINO - Orientador |
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Catalogação: | 05/ABR/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58482&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58482&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58482 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A dissertação teve o objetivo de documentar as ações adotadas pelos governos de
Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Piauí para fornecer
educação aos alunos de suas redes de ensino médio durante o período de suspensão
das aulas presenciais, no contexto da pandemia da Covid-19. Recupera, assim, a
história de parte das ações de oito secretarias estaduais de educação, a partir de estudos prévios e do levantamento das medidas legais e das ações educacionais
emergenciais divulgadas nos sites institucionais das secretarias desses estados e no Portal do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), no período de suspensão das aulas presenciais entre março de 2020 e julho de 2021. Nesse
período, foram registradas inclusive iniciativas que, mesmo sendo anteriores ao
contexto da pandemia, tiveram continuidade nos dois anos de fechamentos das
escolas. Os estados selecionados formam quatro pares com indicadores
socioeconômicos e educacionais contrastantes e fazem parte das duas regiões com
menores índices de desenvolvimento. As ações educacionais promovidas por esses
oito estados durante a pandemia foram organizadas em dois eixos que reúnem,
respectivamente, políticas e programas de natureza pedagógica e de natureza social e socioemocional. O eixo que reúne as iniciativas estaduais de natureza pedagógica contempla oito dimensões, com subdivisões, que exprimem conteúdos próprios a cada estado, a saber: suspensão das aulas; acesso a tecnologias para o ensino
remoto; formação de profissionais da educação; busca ativa; educação inclusiva;
educação e diversidade; ações envolvendo o currículo escolar e avaliação. Em
conjunto, essas dimensões dizem respeito a iniciativas estaduais voltadas para
questões curriculares e de ensino que estão no centro dos esforços pedagógicos para garantir a aprendizagem dos alunos. O segundo eixo reúne iniciativas estaduais de natureza social e emocional e contempla seis dimensões que exprimem o apoio das secretarias de educação e dos governos estaduais a alunos, familiares e professores durante o fechamento das escolas, a saber: apoio a famílias vulneráveis; alimentação; relação família-escola; apoio emocional; segurança; transporte escolar. A pesquisa teve como hipótese que, mesmo no contexto de regiões com menor desenvolvimento, estados mais ricos e com melhores índices de desenvolvimento e de resultados no Ideb tenderiam a mobilizar mais cedo e a promover mais iniciativas educacionais durante o fechamento das escolas, em contraste com estados com mais baixos índices socioeconômicos e educacionais. Os resultados não confirmaram nossa hipótese já que há variações importantes na oferta de ações educacionais emergenciais que não estão relacionadas com o nível de desenvolvimento socioeconômico e educacional do estado em análise. Por exemplo, na retomada das aulas na modalidade remota, o Pará, maior PIB da Região Norte, e Piauí, segundo menor PIB da Região Nordeste, demoraram quase o mesmo tempo, menos de 10 dias. A Bahia, o estado mais rico do Nordeste, demorou mais
de três meses em oferecer ensino remoto. Sergipe e Piauí, os dois estados mais
pobres do Nordeste, foram os que mais desenvolveram ações de formação de
professores, ultrapassando os estados mais ricos, ou seja, Pernambuco e Bahia.
Pernambuco foi o estado que mais investiu em ações de Busca Ativa,
contrastando com Sergipe, Piauí, Roraima e Pará. Pará foi o estado que menos
apresentou ações de apoio envolvendo recursos tecnológicos para alunos e
professores, seguido pelo estado de Amazonas, ao passo que o Piauí fez maiores
investimentos nessa dimensão, seguido por Pernambuco e Sergipe. No entanto, para
além dessas variações, a constatação mais importante desta pesquisa diz respeito ao número significativo e à dupla natureza ao mesmo tempo social e pedagógica das
ações que as secretarias estaduais foram capazes de promover no contexto de
fechamento das escolas.
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