Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: EDUCAÇÃO PELO FAZER: REFLEXÕES SOBRE DESIGN E ENSINO MAKER REMOTO EM UM MUNDO COMPLEXO
Autor: LISANDRA RODRIGUEZ PEREIRA
Colaborador(es): LUIZA NOVAES - Orientador
JOÃO DE SÁ BONELLI - Coorientador
Catalogação: 31/MAR/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58422&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58422&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58422
Resumo:
Esta dissertação apresenta reflexões sobre o Ensino Maker (EM) à luz de práticas de Design, como contribuição para lidar com as demandas e complexidades dos processos de ensino-aprendizagem na contemporaneidade. O surgimento de um cenário atípico de isolamento social em 2020, decorrente da pandemia da COVID-19, trouxe um novo contexto para as práticas pedagógicas maker e consequentemente para esta pesquisa, exigindo que essa metodologia ativa fosse analisada sob a perspectiva do ensino remoto. A pesquisa qualitativa envolveu revisão bibliográfica e documental e observação participante. Primeiramente, definições e premissas maker foram levantadas e fundamentadas a partir de autores especializados no tema, como Chris Anderson (2012), Dale Dougherty (2012) e Mark Hatch (2014). Dentre as premissas, o aprendizado prático por meio de projetos possibilitou o estabelecimento de conexões entre EM e Design, acenando com práticas pertinentes para o desenvolvimento de habilidades e competências para o século XXI. Três documentos que discutem os pilares e perspectivas para a educação contemporânea são analisados. A fim de conduzir uma reflexão sobre as repercussões do EM na prática, duas situações de ensino-aprendizagem foram observadas e relatadas: experiências de aulas maker remotas em uma escola particular e observação participante em um projeto de aprendizagem prática para escolas públicas, ambas voltadas para o ensino fundamental. A partir da articulação entre as ideias dos autores estudados e os dados coletados, registrados e interpretados, reflexões são elaboradas e uma proposta de redesign de experiência maker remota é apresentada como contribuição para uma aprendizagem criativa e participativa a distância.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF