Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ENSINO-APRENDIZAGEM ON-LINE EM CURSOS QUE ENVOLVEM PROJETO: SITUAÇÕES PLANEJADAS E EMERGENCIAIS
Autor: MARIA JULIA GOUFFIER
Colaborador(es): LUIZA NOVAES - Orientador
Catalogação: 31/MAR/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58419&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58419&idi=2
[es] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58419&idi=4
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58419
Resumo:
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a educação on-line em cursos de graduação que envolvem atividades de projeto em situações planejadas e emergenciais, abordando-as nos contextos da Argentina e do Brasil. O objetivo é explorar propostas pedagógicas existentes nesses processos de comunicação e de intercâmbio de materiais visuais na formação on-line em disciplinas que envolvem projeto, propor uma reflexão sobre o assunto e posteriormente diretrizes pedagógicas específicas, a partir das situações observadas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, indutiva e descritiva, envolvendo revisão bibliográfica e documental, pesquisa-ação, observação participante e entrevistas semiestruturadas. No estudo, investiga-se o binômio educação-tecnologia, partindo-se da visão da tecnologia como cultura e não como ferramenta. Se analisa a evolução da educação a distância / on-line na Argentina e no Brasil, sua legislação e estado situacional atual tendo em conta os parâmetros de qualidade e os recursos tecnológicos e humanos existentes. A pesquisa inclui também a apresentação de um panorama da situação da educação superior remota no contexto da pandemia da COVID-19 observando situações de ensino superior em formato on-line planejado e emergencial na Argentina (Universidad Nacional de La Plata-UNLP) e no Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio). Nesses contextos se realizam entrevistas com alunos e professores que, somadas à observação feita, permitem a elaboração de uma proposta de diretrizes pedagógicas específicas, aplicáveis em situações educativas on-line tanto planejadas como emergenciais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF