Título: | FORMAÇÃO CULTURAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE OS MUSEUS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO OFERECEM? | ||||||||||||
Autor: |
MONIQUE GEWERC |
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Colaborador(es): |
MARIA CRISTINA MONTEIRO PEREIRA DE CARVALHO - Orientador ANA DIAS-CHIARUTTINI - Coorientador |
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Catalogação: | 17/MAR/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58028&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58028&idi=2 [fr] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58028&idi=3 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58028 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta tese busca compreender a contribuição de museus de artes da cidade
do Rio de Janeiro como lócus de formação cultural e estética de professores dos
anos iniciais da educação básica e a relação que esses profissionais estabelecem
com os museus. Compreender a formação cultural como direito e parte da
formação docente implica em assumir a diversidade, a continuidade e a mediação
como parte de princípios éticos, políticos e estéticos de uma formação docente
humanizadora. A formação cultural se configura em um processo intencional,
continuado, mediado, reflexivo e compartilhado que propicia a vivência de
experiências estéticas e contribui para uma educação para a diversidade mediante
o exercício da alteridade e da ampliação da sensibilidade. Com o suporte de
autores do campo da Educação e da Educação Museal, o conceito de formação
estética e cultural é abordado a partir de uma revisão teórica, da perspectiva dos
professores e dos educadores museais. Enquanto recursos metodológicos, fez-se
uso de um questionário online aplicado a professores de educação infantil e ensino
fundamental I, entrevistas com educadores museais e análise documental dos
museus selecionados. Os achados da pesquisa indicaram que, em que pese um
subaproveitamento do museu de artes como lugar de formação, os museus
investigados oferecem atividades que priorizam a autoria e a criação dos
professores em um processo que envolve a escuta e a permeabilidade de saberes.
Quanto aos professores, foi possível observar que o conceito de formação cultural
não está claro e prevalece como padrão, de modo geral, a ideia de acesso aos bens
culturais legitimados. Esta percepção incide na relação que o professor estabelece
com os equipamentos culturais da cidade e na visão compensatória que atravessa
sua prática com as crianças. Entretanto, também foi possível identificar o
surgimento de vozes dissonantes que associam uma formação cultural a uma
formação sensível, que transforma a subjetividade do sujeito e privilegia a
diversidade e a alteridade.
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