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Estatística
Título: COMUNICAÇÃO POLÍTICA, MÉTODOS COMPUTACIONAIS E PANDEMIA: OS TRÊS PRIMEIROS MESES DA COVID-19 NO BRASIL E SEU PROCESSO DE ENQUADRAMENTO NO TWITTER
Autor: LEONARDO MAGALHAES FIRMINO
Colaborador(es): ARTHUR CEZAR DE ARAUJO ITUASSU FILHO - Orientador
DANIEL SCHWABE - Coorientador
Catalogação: 17/MAR/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58015&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58015&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58015
Resumo:
A pesquisa tem como objetivo estudar a variação temporal de enquadramentos genéricos e específicos sobre saúde no contexto da pandemia de covid-19 no Brasil. Se trata de um estudo de caso realizado no Twitter sobre o tema da saúde (n = 31.339.922) entre 15 de março e 15 junho de 2020. Como categorias analíticas, se estudaram 3 frames genéricos e 3 específicos sobre saúde em contextos de epidemias. Os frames genéricos foram operacionalizados de forma dedutiva: conflito, atribuição de responsabilidade e moralidade (SEMETKO; VALKENBURG, 2000). Os frames específicos foram operacionalizados com o método indutivo (DE VREESE, 2005): consequências da pandemia, medidas de contenção e métodos de tratamento. Os tweets foram classificados automaticamente mediante um método computacional dictionary based, garantindo a confiabilidade, a validez e a reprodutibilidade (KRIPPENDORFF, 2011; SAMPAIO; LYCARIÃO, 2018). Foi realizada uma série temporal para observar a variação diária da evocação de cada quadro nos 93 dias estudados. Foi construída também uma rede temporal de usuários conectados mediante menções, retweets e respostas, sobre a qual foi calculada a métrica PageRank para medir a sua influência diária sobre a rede. Foram selecionados os dez atores mais proeminentes segundo o seu PageRank na data de maior pico de cada frame da série temporal. Finalmente, foram sistematizadas as informações sobre o contexto de análise e sobre o clima de opinião no Brasil mediante surveys representativos da população brasileira com frequência diária (n = 1.800, ME = mais ou menos 2 por cento, IC = 95 por cento). Os resultados da pesquisa apontam que a ordem de evocação dos frames, do mais ao menos proeminente, foi: conflito, atribuição de responsabilidade, consequências da pandemia, moralidade, medidas de contenção e métodos de tratamento. Em especial, os quadros do conflito, da atribuição de responsabilidade e das consequências da pandemia estiveram fortemente relacionados a um enquadramento negativo, episódico e de interesse humano dos tweets. Por outro lado, os demais frames (moralidade, medidas de contenção e métodos de tratamento) priorizaram enquadramentos temáticos, cujas implicações eram preponderantemente de natureza mais social e menos individual. Se destaca também a significativa presença de perfis anônimos entre os Top10 usuários de cada frame, assim como militantes, especialistas em saúde, influenciadores digitais, jornalistas, órgãos de mídia, políticos e perfis de outra natureza. Por fim, no que se refere ao estudo das condições que estão associadas aos picos mais altos de evocação dos frames genéricos e específicos da série temporal, foi observado um fenômeno que se definiu como sincronização do enquadramento. Se define a sincronização do enquadramento como um fenômeno de ajuste coletivo da frequência ativação em rede de um determinado frame por meio da interação entre os indivíduos e influenciado por quatro fatores: contexto, sucessão de eventos associados, clima de opinião e combinação entre frames e temas.
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