Título: | ELGORM: UM MODELO DE REFERÊNCIA PARA GOVERNANÇA DE E-LEARNING | |||||||
Autor: |
LUCIA BLONDET BARUQUE |
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Colaborador(es): |
RUBENS NASCIMENTO MELO - Orientador |
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Catalogação: | 20/DEZ/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5794&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5794&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5794 | |||||||
Resumo: | ||||||||
O e-Learning, cada vez mais, está sendo reconhecido como
crucial para o sucesso das organizações. Numa era onde o
capital intelectual é considerado o ativo mais valioso de
uma empresa, surpreendentemente, não se dá a devida atenção
aos riscos e ameaças presentes na adoção de e-learning. O
papel crítico que o e-learning está desempenhando nas
organizações requer um foco específico em governá-lo. Dessa
forma, estamos lançando o termo Governança de e-Learning.
Governança de e-Learning pode ser definida como as práticas
e responsabilidades exercidas com o objetivo de se dar uma
direção estratégica às iniciativas de e-Learning de uma
organização, promovendo o cumprimento das metas
estabelecidas e a gerência adequada de riscos, bem como o
uso responsável dos recursos alocados. Faz-se mister ir
além de metodologias para desenvolvimento de módulos e-
learning e se aplicar os princípios de governança a todos
os estágios de e-learning. Propomos, portanto, um Modelo de
Referência - eLGORM - que é independente de estruturas
organizacionais, abordagens pedagógicas e plataformas
tecnológicas. O seu arcabouço conceitual inclui uma
arquitetura de informação, processos e sub-processos de e-
learning, bem como regras e métricas de governança.
Ademais, especificamos um sistema de apoio às atividades de
governança de e-learning baseado no modelo de referência
proposto.
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