Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UM MÉTODO DE AVALIAÇÃO PARA INTERFACES BASEADAS EM MAPAS
Autor: MARIA LUCIA ARRAES SEIXAS
Colaborador(es): CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - Orientador
Catalogação: 20/DEZ/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5793&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5793&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5793
Resumo:
A integração de informação geográfica e mapas digitais nos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs) produz soluções para vários grupos de usuários. Vem crescendo o número de usuários não especializados que utilizam SIGs na Web ou em desktop para localizar endereços, planejar rotas, planejar viagens, encontrar lugares, e assim por diante. Estas aplicações menos complexas e destinadas a qualquer pessoa carecem fundamentalmente de avaliação, pois da qualidade da interação depende seu sucesso comercial. Apesar desta necessidade, praticamente não encontramos pesquisas sobre como avaliar estas aplicações mais simples de SIGs. Neste trabalho propomos um método de Inspeção Semiótica para Interfaces baseadas em Mapas (o ISIM) capaz de analisar o efeito de representações usadas nestas interfaces na comunicação da informação geográfica. O ISIM combina técnicas analíticas e empíricas. As técnicas analíticas são usadas para definir contextos de uso e perfis de usuários, bem como para interpretar observações empíricas. Técnicas empíricas são usadas em testes e entrevistas com usuários, para comparar parte dos dados obtidos com as técnicas analíticas. O ISIM, que inicialmente abrange dos SIGs apenas as interações baseadas em mapas, identifica uma classe de problemas básicos deste tipo de interação e, como é o caso de vários outros métodos semióticos, dá indicações sobre possibilidades de solução para eles.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF