Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Título: UM ESTUDO REFLEXIVO SOBRE MICROPROCESSOS DE APRENDIZAGEM E MUDANÇA COLETIVA DOCENTE COM A APRENDIZAGEM E MUDANÇA ORGANIZACIONAL RESULTANTES: PARA UMA GESTÃO SUSTENTÁVEL DO DESENVOLVIMENTO DE DOCENTES EM INSTITUIÇÕES EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA EM ADMINISTRAÇÃO E MARKETING
Autor: BEATRIZ QUIROZ VILLARDI
Colaborador(es): SERGIO PROENCA LEITAO - Orientador
Catalogação: 13/DEZ/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5773&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5773&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5773
Resumo:
Realizei uma pesquisa empírica - conceitual reflexiva junto aos docentes de duas escolas particulares de graduação em administração e marketing, fundadas há 50 e 20 anos respectivamente para responder como e por quê acontece mudança organizacional através da aprendizagem coletiva docente em instituições de ensino superior privado (IESPr) de administração e marketing? Desenhei a pesquisa como um estudo de caso instrumental qualitativo onde realizei observação participante completa, entrevistas em profundidade e pesquisa documental. Para tanto, me integrei por três anos ao corpo docente de cada escola para acompanhar em profundidade o cotidiano do trabalho docente em duas IESPr Os dados de campo foram conceitualmente sistematizados interpretativamente em quatro níveis de acordo com a metodologia reflexiva de Alvesson & Sköldberg que incluiu análise metateórica e triangulação multiparadigmática dos estudos sobre processos de aprendizagem coletiva docente. Deste modo pude aprofundar empírica e conceitualmente na complexidade das dinâmicas sob estudo, explicitando-lhes uma configuração onde dimensões de emocionalidade e poder co-evoluem em permanente tensão com a de racionalidade. As implicações deste conhecimento sobre microprocessos de mudança e aprendizagem dizem respeito da natureza da mudança e da aprendizagem grupal e organizacional. Três resultados foram alcançados: acadêmicos, práticos para a gestão em IESPr e para a pesquisadora.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
CAPÍTULO 1 PDF      
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF      
CAPÍTULO 4 PDF      
CAPÍTULO 5 PDF      
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PDF      
ANEXOS PDF      
ANEXOS PDF