Título: | REALIDADE VIRTUAL PARA TRABALHO REMOTO: EXPLORANDO A ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA DE VR PARA REUNIÕES E CONTEXTOS RELACIONADOS A NEGÓCIOS | ||||||||||||
Autor: |
PATRICIA TORRES PEREIRA CARRION |
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Colaborador(es): |
MARIA MANUELA RUPP QUARESMA - Orientador |
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Catalogação: | 21/FEV/2022 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57465&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57465&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57465 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Realidade Virtual (ou VR, do inglês Virtual Reality) é o termo usado para
descrever um ambiente gerado por computador que as pessoas podem, sob os
sentidos de imersão e presença, explorar e interagir. Esta tese tem como objetivo
investigar como a presença de pessoas em cenários colaborativos como reuniões de
trabalho pode ser mediada de forma benéfica pelo uso de tecnologias de Realidade
Virtual. Neste sentido, acredita-se que aplicações em VR, se utilizadas como
ferramentas para auxiliar reuniões híbridas, proporcionam maior envolvimento e
engajamento das pessoas durante a atividade. Esta pesquisa foi parcialmente
desenvolvida durante a pandemia de COVID-19 e argumenta sobre a relevância de
investigar formas de interação em meio a regras de distanciamento social. Para uma
base teórica, os conceitos de realidade e virtualidade foram formalizados e a
evolução das tecnologias e aplicações de VR foi delineada. Aqui demonstrou-se
como ambientes de imersão tridimensional podem impactar a experiência humana
e têm sido adotados por diversas indústrias além do universo dos jogos. Após a
revisão da literatura, foram definidas técnicas a fim de responder a uma série de
questões de pesquisa: primeiro, um trabalho exploratório sobre movimento e
interação em VR, seguido por entrevistas semiestruturadas e um questionário. Os
dois últimos se concentraram em investigar as percepções das pessoas sobre as
configurações físicas e remotas das reuniões de trabalho. Por fim, o experimento
final buscou aplicar um Modelo de Aceitação de Tecnologia para medir a aceitação
ou rejeição de VR como ferramenta para reuniões de trabalho híbridas.
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