Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: OS DESAFIOS DO ALEITAMENTO MATERNO NOS PRIMEIROS CONTATOS ENTRE A MÃE E O BEBÊ
Autor: LUANA NOGUEIRA DE FARIAS MOURA
Colaborador(es): SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - Orientador
Catalogação: 18/FEV/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57457&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57457&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57457
Resumo:
O objetivo deste estudo foi realizar uma pesquisa bibliográfica, principalmente na obra de Winnicott, sobre a temática da amamentação, em sua dimensão intersubjetiva. Foram abordadas as implicações psíquicas do ato de mamar tanto para o bebê quanto para a mãe. As relações iniciais entre a mãe e o bebê se dão a partir da mutualidade, da comunicação sensível, da identificação e da dependência. Estes processos suscitam o encontro, para a mulher em estado de preocupação materna primária, com seu eu arcaico, suas partes bebê, enfatizando que o modo como ela foi cuidada, ou não cuidada, quando bebê, interfere na maneira como ela se relaciona com o seu próprio bebê, no momento em que se torna mãe. Mas o vir a ser mãe também possui influências culturais, as quais atualmente apontam para uma sobrecarga desta posição, donde a exigência que se faz é que a mulher amamente sua cria naturalmente, à demanda livre, o que, para muitas, é altamente amedrontador. Por isso, faz-se necessário que a mãe seja cuidada, principalmente no início da vida do bebê.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF