Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MOTIVAÇÃO PARA APRENDER DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Autor: MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SILVEIRA
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
JOSE ALOYSEO BZUNECK - Coorientador
Catalogação: 24/JAN/2022 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57137&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=57137&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57137
Resumo:
Essa pesquisa investigou a motivação para aprender de jovens alunos do ensino médio da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro frente às adversidades vivenciadas durante o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19 e ao uso das TIC e/ou de material impresso para continuar, de forma remota, os estudos no ano de 2020. Para tanto, olhamos para o campo delimitado - alunos de nove escolas de ensino médio da rede pública de ensino do Rio de Janeiro -, pelos preceitos da Teoria da Autodeterminação, que afirma que existem três necessidades psicológicas básicas – de autonomia, competência e pertencimento (vínculo) – cuja satisfação é imprescindível para a motivação e o bem-estar, mas podem sofrer influências contextuais. A pesquisa consistiu de 3 estudos articulados: um estudo quantitativo, realizado com alunos que estudaram majoritariamente pelo uso do aplicativo Classroom; um estudo quantitativo com alunos que fizeram uso de material impresso; um estudo de base qualitativa, com alunos de ambos os grupos, realizado a partir de entrevistas. Os materiais dos dois estudos de base quantitativa foram submetidos a análises estatísticas psicométricas; as entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos à luz da literatura sobre motivação, especificamente a Teoria da Autodeterminação, e da literatura sobre cultura escolar. De modo geral, os resultados indicam que as condições de estudo em 2020 não favoreceram as percepções dos alunos quanto ao atendimento das necessidades psicológicas associadas à motivação para aprender (autonomia, vínculo e competência), principalmente o vínculo. Indicam, ainda, a falta de letramento digital e de autorregulação da aprendizagem.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF