Título: | ABORDAGEM METAHEURÍSTICA PARA O ROTEAMENTO DE VEÍCULOS ESCOLARES EM ZONA RURAL | ||||||||||||
Autor: |
LETICIA CALDAS DOS SANTOS |
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Colaborador(es): |
RAFAEL MARTINELLI PINTO - Orientador |
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Catalogação: | 28/DEZ/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56805&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56805&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56805 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O transporte escolar é fundamental para garantir o acesso e permanência
dos alunos nas escolas públicas, principalmente nas áreas rurais, onde os
estudantes estão localizados em uma grande área com baixa densidade e as
estradas encontram-se em situações precárias. O presente trabalho tem como
objetivo aplicar a metaheurística Iterated Local Search para o roteamento de
13.664 alunos da zona rural do estado do Rio de Janeiro. Para isso, considerouse
o problema de roteamento de veículo escolares, do inglês School Bus Routing
Problem (SBRP), com frota heterogênea e escola única, com o objetivo de
minimizar o custo total considerando as restrições de capacidade dos veículos
e distância máxima de percurso. Para aplicação do método, foram considerados
os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro
(SEEDUC-RJ). Os resultados são apresentados em dois cenários, o primeiro
considera os dados de 79 rotas utilizadas pela SEEDUC-RJ para comparação
dos resultados obtidos com o ILS. O método mostrou uma redução de 40,5 por cento no custo médio das rotas e 46 or cento na quilometragem média por aluno. O segundo
cenário considera o roteamento da totalidade dos alunos, que foram divididos
em 506 instâncias considerando escola e turno. A maior instância roteada
possui 534 alunos. Os resultados consolidados por município são apresentados
e mostram a concentração de municípios com maior custo médio por rota
no noroeste fluminense. A implementação das rotas propostas pode trazer
economia significativa com as despesas relacionadas ao transporte escolar rural,
além de indicar um aumento no nível de serviço para os estudantes, com
redução da quilometragem média por aluno.
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