Título: | ENSAIOS EMPÍRICOS SOBRE CAPITAL HUMANO E DESENVOLVIMENTO | ||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
RUDI ROCHA DE CASTRO |
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Colaborador(es): |
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - Orientador RODRIGO REIS SOARES - Coorientador |
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Catalogação: | 06/DEZ/2021 | Língua(s): | INGLÊS - ESTADOS UNIDOS |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56447&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56447&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56447 | ||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||
Esta tese é composta por três artigos. O primeiro deles estuda os impactos
de longo prazo de uma política de colonização implementada no estado de
São Paulo. Ao final do século 19, quase 30 assentamentos coloniais foram
criados no estado, colônias caracterizadas como vilas rurais, formadas por
pequenos lotes de terra e povoadas por imigrantes europeus relativamente
mais educados. Características únicas deste episódio nos permitem mostrar
empiricamente que estes assentamentos estão associados ao desenvolvimento
de longo prazo das regiões de colonização via especificamente o canal de capital
humano. O segundo artigo examina em que medida choques idiossincraticos de
precipitação durante o peródo de gestação afetam saúde infantil ao nascer e
educação de alunos da escola primária no Semiárido nordestino. Os resultados
mostram que choques climáticos adversos diminuem o peso ao nascer, e
causam uma maior incidência de mortalidade infantil. Também encontramos
impactos negativos sobre aprendizado, evasão e reprovação escolar. O terceiro
artigo investiga o impacto da violência associada ao tráfico de drogas no
Rio de Janeiro sobre o desempenho educacional em escolas mais expostas
aos conflitos entre facções criminosas. Os resultados indicam que violência
tem um impacto causal negativo sobre desempenho escolar em matemática,
enquanto que nenhum efeito é encontrado sobre o desempenho em português.
Também encontramos que a violência é associada a probabilidades mais altas
de reprovação e evasão.
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