Título: | A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E SUAS POTENCIALIDADES NO COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA | ||||||||||||
Autor: |
ADRIANA BENAZZI |
||||||||||||
Colaborador(es): |
AUGUSTO CESAR PINHEIRO DA SILVA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 30/NOV/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56305&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56305&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56305 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O fenômeno da Intolerância é complexo, duradouro e se apresenta de
diferentes formas, entre elas, sua manifestação religiosa. Por isso, frente a todas
essas dificuldades, ele precisa ser debatido nos vários setores da sociedade,
incluindo o ambiente escolar. Assim, o presente trabalho aborda a sua discussão por
intermédio da Educação Geográfica, destacando a linguagem como elemento
importante para tal situação. O pensamento geográfico, elemento formador da
Educação Geográfica, é determinante para a compreensão da realidade, logo
permite que o fenômeno em questão seja entendido. Associado ao pensamento
geográfico, a linguagem cartográfica, que constitui uma linguagem própria da
Geografia, pode representar uma ferramenta valorosa no combate à Intolerância.
Nessa perspectiva, vislumbramos, na Cartografia Social um caminho poderoso que
pode colaborar para a transformação do cenário da Intolerância.
|
|||||||||||||
|