Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: UMA PROPOSTA PARA LOGÍSTICA DE RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autor: JOEL VIEIRA BAPTISTA JUNIOR
Colaborador(es): CELSO ROMANEL - Orientador
Catalogação: 23/NOV/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56108&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56108&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56108
Resumo:
Existem milhares de técnicas e metodologias construtivas sustentáveis, e para o tratamento e reaproveitamento do resíduo da construção civil nos centros urbanos. Esse trabalho procura ordenar, de forma sintetizada, esses procedimentos para redução da geração e reaproveitamento do resíduo da construção civil no Rio de Janeiro, apresentando sugestões para as fases de idealização, projeto e execução do empreendimento e uma logística reversa para a reinserção do resíduo à cadeia produtiva. A pesquisa sugere no capitulo dois a utilização da ferramenta de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) na fase de idealização dos empreendimentos para uma visão ampla do impacto ambiental durante a execução da obra e na utilização do empreendimento até o descarte final, mostrando que a manutenção na fase de utilização representa mais de oitenta por cento do custo de toda a sua vida útil. O capitulo três apresenta uma analise do resíduo, sua composição, as classificações de acordo com o CONAMA e NBR 10.004, e seu potencial de impacto nas regiões urbanas, as principais fontes geradoras, um resumo das principais leis e resoluções brasileiras que regulamenta a sua gestão. Trás ainda uma comparação entre tipos de desconstruções com apresentação de um exemplo de uma demolição certificada no centro do Rio de Janeiro. O capitulo quatro apresenta um panorama geral da gestão dos resíduos da construção civil nas grandes cidades, evidenciando no Rio de Janeiro a existência de dois tipos distintos de geradores de resíduos na construção civil, o gerador das obras com canteiros instalados, licenciados, que segue as normas e exigências técnicas para seletividade do resíduo e os geradores das pequenas obras e reformas, responsável pela contribuição acima de 50 porcento do total de resíduo gerado e pela quase totalidade da poluição. O capitulo cinco trabalha sobre a formula: (Sustentabilidade = Projetos eficientes + Reaproveitamento dos detritos). Projetos eficientes, obras com baixa geração de resíduos e erradicação dos desperdícios é o caminho para a sustentabilidade no setor. Apresenta métodos construtivos para esse objetivo e sustenta que a segregação do resíduo na fonte é pré condição para um processo eficiente de reciclagem. Apresenta o Social como o principal legado da logística para reciclagem dos resíduos nas grandes cidades nos países em desenvolvimento. O capitulo seis propõe um caminho para a logística de reciclagem do resíduo da construção civil no Rio de Janeiro, transformando o processo linear em um processo circular para a indústria da construção civil. O fim do despejo de resíduo da construção civil in natura é uma meta a ser continuamente perseguida por toda a sociedade no compromisso com as gerações futuras. Esse trabalha apresenta sugestões para esse fim.
Descrição: Arquivo:   
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF    
CAPÍTULO 1 PDF    
CAPÍTULO 2 PDF    
CAPÍTULO 3 PDF    
CAPÍTULO 4 PDF    
CAPÍTULO 5 PDF    
CAPÍTULO 6 PDF    
CAPÍTULO 7 PDF    
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS PDF