Título: | MODELO DE ELICITAÇÃO DO CONHECIMENTO TÁCITO EM GESTÃO CONTRATUAL DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS | ||||||||||||
Autor: |
ERNESTO JOEL PENNO |
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Colaborador(es): |
JOSE EUGENIO LEAL - Orientador MARIA FATIMA LUDOVICO DE ALMEIDA - Coorientador |
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Catalogação: | 22/NOV/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56087&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56087&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56087 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo da dissertação é propor um modelo de elicitação do conhecimento
tácito em gestão contratual de serviços terceirizados (GCST), visando reutilizá-lo
em processos decisórios e na resolução de problemas desta área de gestão.
Busca-se demonstrar a aplicabilidade do modelo mediante o desenvolvimento de
um estudo empírico junto a uma das gerências de GCST de uma empresa do
setor de óleo e gás. A metodologia compreendeu: (i) revisão bibliográfica e
análise documental sobre os temas centrais da pesquisa; (ii) análise de conteúdo
dos modelos, métodos e técnicas para elicitação de conhecimento tácito nas
organizações em geral; (iii) desenvolvimento de um modelo conceitual para
elicitação de conhecimento tácito em GCST, empregando métodos multicritério
de apoio à decisão em duas de suas fases; e (iv) demonstração da aplicabilidade
do modelo conceitual, mediante a realização de um estudo empírico em uma das
gerências de GCST de uma grande empresa do setor de óleo e gás. O estudo
empírico demonstrou ser viável elaborar planos de elicitação de conhecimento
tácito em gestão contratual de diferentes tipos de serviços terceirizados (ST)
demandados por aquela gerência. Destaca-se como principal resultado desta
pesquisa um modelo inovador de elicitação de conhecimento tático em GCST,
que poderá ser aplicado por organizações que buscam a excelência em gestão
contratual de serviços terceirizados. Para a empresa do setor de óleo e gás na
qual foi desenvolvido o estudo empírico, a implementação de planos de
elicitação do conhecimento tácito cobrindo todos os tipos de serviços
terceirizados por ela demandados contribuirá para maior eficiência na gestão de contratos e fortalecimento de suas competências nessa área, com impactos na competitividade, criação/captura de valor e inovação no âmbito da empresa.
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