Título: | O SILÊNCIO NO CINEMA CONTEMPORÂNEO: DIÁLOGOS ENTRE BRASIL E COLÔMBIA | ||||||||||||
Autor: |
JOSE RAMON DIAZ BENITEZ |
||||||||||||
Colaborador(es): |
GUSTAVO CHATAIGNIER GADELHA DA COSTA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 22/NOV/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56047&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=56047&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56047 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O som e o silêncio, como elementos constitutivos do cinema, têm sido atravessados por diferentes mudanças tecnológicas no decorrer de sua história. Cada modificação alterou de certa forma os seus modos de realização e de escuta, transformando também as próprias estruturas da indústria cinematográfica. Atualmente, devido à passagem da tecnologia analógica para a digital, características como: o considerável aumento de faixas de áudio para captura e edição simultânea, maior facilidade na manipulação das ondas sonoras capturadas, o desenvolvimento eletroacústico das salas de cinema e sistemas de produção particular, entre outros, sugerem a impressão de um incremento sensitivo nas produções cinematográficas recentes, revelando uma notoriedade acentuada nos ruídos e, principalmente, no silêncio e em seu potencial efeito dramático. O objetivo desta pesquisa é, portanto, analisar as diferentes propriedades que pode presentar o silêncio como efeito sonoro dentro do cinema contemporâneo brasileiro e colombiano. O estudo deste fenômeno acústico, como elemento da linguagem cinematográfica, estará baseado em pesquisas anteriores sobre o som e o silêncio no audiovisual e em produções realizadas principalmente no século XXI, procurando reflexionar sobre o silêncio no cinema dentro da era digital.
|
|||||||||||||
|