Título: | QUERO DIZER PRA VOCÊS: NARRATIVA E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NA FALA DE UM GUIA TURÍSTICO | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
TATIANA FERREIRA SA ANTUNES |
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Colaborador(es): |
LILIANA CABRAL BASTOS - Orientador |
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Catalogação: | 18/OUT/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5581&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5581&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5581 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Inserindo-se em uma perspectiva sociointeracional de
análise do discurso, a presente dissertação tem por
objetivo estudar a construção de identidade nas
narrativas
encaixadas na fala de um guia turístico de um Forte da
cidade de Cabedelo, na Paraíba, durante visita guiada e
em
subseqüente entrevista de pesquisa, observando como tal
identidade se afilia à identidade cultural da Paraíba.
Entendendo que as narrativas nos situam em um contexto
social e cultural, mostrando nosso pertencimento a
determinados grupos sociais, e nos posicionando diante
dos
outros participantes da interação (Bastos, no prelo), a
análise da construção de identidade baseia-se nos
posicionamentos (Davies e Harré, 1980) assumidos pelo
guia
e nas relações estabelecidas pelo ato de narrar entre
narrador e personagens, e personagens entre si (Linde,
1993). A identidade emergente do guia nas narrativas
espontâneas analisadas corresponde à de um sujeito
impotente socialmente, ainda que sinalize integração a um
grupo social de maior poder na Paraíba. Nas narrativas
elicitadas, é construída a identidade de campeão, o que
não
impede a migração para o Rio de Janeiro, em busca da
inclusão no Sudeste. Isso ratifica a afiliação do guia a
uma identidade regional estereotipada da Paraíba,
tradicionalmente definida pela pobreza e atraso, em
contraponto ao poder e modernidade do Rio de Janeiro
(Albuquerque Jr., 2001).
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