Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MODELAGEM E SIMULAÇÃO DOS TERMINAIS DE GRANÉIS AGRÍCOLAS NO PORTO DE SANTOS
Autor: JULIANA PROVENZANO JOU ALVES
Colaborador(es): JOSE EUGENIO LEAL - Orientador
ALEXANDRE MAGNO CASTANON GUIMARAES - Coorientador
Catalogação: 05/NOV/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55661&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55661&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55661
Resumo:
O Brasil é o segundo maior produtor de soja, sendo a principal cultura explorada no mercado interno. Para a exportação da soja brasileira, se observam gargalos logísticos no modal rodoviário, que possui maior representatividade na matriz de transporte do país, e na baixa participação dos modais ferroviário e hidroviário. A falta de infraestrutura nos portos brasileiros e a falta de terminais para integração entre os modais são um agravante para a integração logística. Com a movimentação das cargas, os portos assumem função estratégica na cadeia passando a ser elo fundamental no canal de comercialização. O Porto de Santos é a principal via de entrada e saída de mercadorias do país e enfrenta muitos problemas em sua infraestrutura. Neste contexto se torna cada vez mais importante à definição e implantação de projetos de melhorias nos portos brasileiros para que os produtos nacionais adquiram competitividade no mercado internacional. Esse trabalho tem como objetivo analisar a movimentação da soja no Porto de Santos, através da técnica de Modelagem e Simulação, utilizando software especializado. Para tanto, foi necessário saber a extensão do problema e de todas as peculiaridades que envolvem o sistema logístico da Baixada Santista. A partir desse ponto, foi possível a construção e validação do modelo. Com o modelo validado, foram testados cenários, e dentre os cenários simulados, alguns se destacam como possíveis para a melhoria da movimentação e exportação da soja brasileira.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF