Título: | ANIMAÇÃO ESPONTÂNEA | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES |
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Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador |
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Catalogação: | 07/OUT/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5561 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
O trabalho procura definir o processo de criação de uma
animação cinematográfica dentro de sua natureza espontânea
e intuitiva, nem sempre decorrente de deduções racionais.
Os campos da Animação e do Design são comparados em suas
características holísticas e multidisciplinares, que
favorecem o uso e o reconhecimento da intuição em seus
processos. A animação é caracterizada como a faculdade
humana de analisar e sintetizar movimentos, de existência
anterior à invenção do cinema. Técnicas e processos
atualmente utilizados na animação são descritos e
classificados segundo fontes bibliográficas. A partir
destes fundamentos, procura-se definir o termo Animação
Espontânea, com o suporte de relatos biográficos de três
grandes artistas da animação: Norman McLaren (1914-1987),
Fernando Diniz (1918-1999) e Len Lye (1901-1980). São
relatadas quatro bem sucedidas iniciativas didáticas em
animação: O Animathon (maratona de animação), o Estúdio
Aberto do Festival Anima Mundi, o projeto Anima Escola e a
Oficina de Modelo Vivo e Animação. Nas considerações
finais, conclui-se que a abordagem da animação através de
métodos intuitivos e espontâneos facilita e motiva o
despertar de uma faculdade ainda pouco conhecida do ser
humano: a capacidade de reproduzir e controlar o tempo
através de movimentos virtuais.
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