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Título: ANIMAÇÃO ESPONTÂNEA
Autor: MARCOS AMARANTE DE ALMEIDA MAGALHAES
Colaborador(es): LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador
Catalogação: 07/OUT/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5561&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5561
Resumo:
O trabalho procura definir o processo de criação de uma animação cinematográfica dentro de sua natureza espontânea e intuitiva, nem sempre decorrente de deduções racionais. Os campos da Animação e do Design são comparados em suas características holísticas e multidisciplinares, que favorecem o uso e o reconhecimento da intuição em seus processos. A animação é caracterizada como a faculdade humana de analisar e sintetizar movimentos, de existência anterior à invenção do cinema. Técnicas e processos atualmente utilizados na animação são descritos e classificados segundo fontes bibliográficas. A partir destes fundamentos, procura-se definir o termo Animação Espontânea, com o suporte de relatos biográficos de três grandes artistas da animação: Norman McLaren (1914-1987), Fernando Diniz (1918-1999) e Len Lye (1901-1980). São relatadas quatro bem sucedidas iniciativas didáticas em animação: O Animathon (maratona de animação), o Estúdio Aberto do Festival Anima Mundi, o projeto Anima Escola e a Oficina de Modelo Vivo e Animação. Nas considerações finais, conclui-se que a abordagem da animação através de métodos intuitivos e espontâneos facilita e motiva o despertar de uma faculdade ainda pouco conhecida do ser humano: a capacidade de reproduzir e controlar o tempo através de movimentos virtuais.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
INTRODUÇÃO PDF      
CAPÍTULO 1 PDF  
CAPÍTULO 2 PDF      
CAPÍTULO 3 PDF  
CAPÍTULO 4 PDF  
CAPÍTULO 5 PDF      
BIBLIOGRAFIA E ANEXOS PDF