Título: | AMAZÔNIA ANIMADA: A REPRESENTAÇÃO DA REGIÃO AMAZÔNICA NO CINEMA DE ANIMAÇÃO BRASILEIRO | |||||||
Autor: |
DAVI DE BARROS COELHO |
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Colaborador(es): |
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - Orientador |
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Catalogação: | 19/OUT/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55389&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55389&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55389 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Amazônia Animada: a representação da região amazônica no cinema
de animação brasileiro parte do pressuposto de que o conceito de Amazônia é
uma construção social configurada principalmente pela visão exógena do
alóctone, que teve origem antes mesmo da chegada dos exploradores europeus à
América com as cogitações sobre o Novo Mundo. Tal construção segue até hoje
sendo reelaborada pelos diversos discursos que compõem a cultura pós-moderna.
Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo verificar a forma como a região
amazônica é representada pelo animador brasileiro, tomando por base os
principais conceitos e imagens utilizados em representações da região em outras
linguagens, como a literatura, a pintura e o cinema tradicional (de tomada direta).
Essas representações fornecem imagens-clichês e estereótipos largamente
reproduzidos pelo cinema de animação, que, tal qual as outras linguagens, acaba
quase sempre desconsiderando tanto a realidade social, econômica e histórica da
região, quanto o seu principal protagonista, o caboclo. Resulta num enfoque
limitado à representação relacionada à natureza e ao indígena, o qual tornou-se
simbolicamente tão forte que chega a representar também o conceito de Brasil na cinematografia estrangeira e, por muitas vezes, na própria busca de uma
identidade nacional na arte brasileira. Por outro lado, narrativas lendárias
tradicionais e seres mitológicos, originados e reproduzidos na tradição oral cabocla e indígena, encontram na animação o suporte ideal para sua
materialização e perpetuação pela proximidade dessa linguagem com a narrativa ficcional e fantasiosa. A nosso ver, estas seriam algumas das razões para que a Amazônia continue sendo temática constantemente explorada pelo cinema de
animação.
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