Título: | MULTI-TRILHAS VIRTUAL: NOVAS BASES PARA O JOGO DE ENTRETENIMENTO NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM POR CRIANÇAS SURDAS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
ANA TEREZA PINTO DE SEQUEIROS CORREIA |
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Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador CRISTINA PORTUGAL - Coorientador |
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Catalogação: | 19/OUT/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55359&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55359&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55359 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A aquisição da linguagem é extremamente importante, pois é por meio
dela que organizamos nosso pensamento e, assim, tornarmo-nos cidadãos ativos
na sociedade. No Brasil, uma das maiores dificuldades encontradas na
alfabetização bilinguista de pessoas surdas é o ensino simultâneo da Língua
Brasileira de Sinais, a LIBRAS, e do Português escrito. Em 2007, A fim de
minimizar essa lacuna foi desenvolvido um jogo com conteúdo pedagógico que
auxiliasse à aquisição dessas línguas, no LIDE – Laboratório Interdisciplinar de
Design e Educação, na PUC-Rio, em parceria com o INES/RJ – Instituto Nacional
de Educação de Surdos. A princípio, este jogo seria apenas concreto, mas optouse
por disponibilizá-lo também em uma versão on line, minimizando alguns
impecílios, como sua produção, sua distribuição e seu armazenamento. Porém, em
2010, tornou-se relevante que o jogo fosse revisto de acordo com os padrões
atuais aplicados aos jogos eletrônicos para que se mantivesse atualizado,
cumprindo sua proposta original. Tendo o Multi-Trilhas Virtual como estudo de
caso, propõem-se que o mesmo seja reavaliado sob dois pilares essenciais a este
tipo de jogo: o entretenimento e o conteúdo pedagógico, onde podemos destacar
que os jogos, independentemente de seu propósito, têm em sua raiz a diversão.
Além disso, será analisado sob quatro diferentes métodos científicos para que
novas diretrizes sejam elaboradas para sua reestruturação.
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