Título: | PARQUE INDÍGENA DO XINGU: UM JOGO PARA A LEI 11.645/2008 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Autor: |
MARCIA DE SOUSA DA SILVA MAIA |
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Colaborador(es): |
EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES - Orientador |
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Catalogação: | 11/OUT/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||||||||||||||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55298&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55298 | ||||||||||||||||||||||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||||||||||||||||||||||
É apresentado um material didático para o Ensino Fundamental II em
formato de um jogo pedagógico que tem como objetivo informar sobre indígenas
contemporâneos. Através deste jogo, o aluno terá acesso a dados sobre algumas
etnias do Parque Indígena do Xingu (PIX) e a temas que as envolvem, tais como
formação e disputa de território; relação entre indígenas e natureza; relação entre
diferentes indígenas entre si; relação entre indígenas e o restante da sociedade. O
jogo pretende construir uma perspectiva histórica diferenciada, afastando-se do
modelo de narrativa linear que apresenta verdades e promovendo uma percepção
de história dinâmica, permeada por conflitos e questões não resolvidas,
expressando que a história é mudança. O jogo aposta na apresentação dos
indígenas como protagonistas na sociedade contemporânea.
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