Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO E PERMEABILIDADE NA AREIA DA PRAIA DE IPANEMA, RJ
Autor: ROMULO CARVALHO COSTA
Colaborador(es): VITOR NASCIMENTO AGUIAR - Orientador
Catalogação: 11/OUT/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55284&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55284&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55284
Resumo:
Nesta pesquisa, ensaios de caracterização e de permeabilidade foram realizados em uma amostra da Areia da Praia de Ipanema, RJ, tendo como ponto de partida a pesquisa realizada por Simões (2015). A caracterização incluiu granulometria por peneiramento, densidade relativa dos grãos (Gs), análise microscópica e avaliação dos índices de vazios mínimo e máximo por diferentes metodologias. Os ensaios de permeabilidade sob carga hidráulica constante foram realizados em um permeâmetro de parede flexível em corpos de prova moldados nos domínios de compacidades relativa fofo e compacto. A amostra é caracterizada como uma areia fina e média, mal graduada e uniforme, sendo constituída basicamente por grãos de quartzo, com densidade relativa (Gs) igual a 2,656. Quanto à forma, os grãos são subangulares a arredondados, com esfericidade igual a 0,7 e arredondamento igual a 0,5. Os valores obtidos de índice de vazios mínimo e máximo são, respectivamente, 0,435 e 0,760. No domínio de compacidade relativa (CR) fofo (CR da ordem de 30 por cento) foi medido um coeficiente de permeabilidade (k20 Graus C) de 2,0 x 10-2 cm/s, ao passo que no domínio compacto (CR da ordem de 80 por cento) foi medido um coeficiente de permeabilidade (k20 Graus C) de 1,2 x 10-2 cm/s, em média. Os resultados indicam ainda que a expressão proposta por Taylor (1948) que relaciona o coeficiente de permeabilidade (k) e e (3) / (1 + e) por uma reta que passa pela origem seja aplicável à Areia da Praia de Ipanema.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF