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Título: ENTRE AS PROMESSAS DA ESCOLA E OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO SOCIAL: FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL À UNIVERSIDADE
Autor: CYNTHIA PAES DE CARVALHO
Colaborador(es): ZAIA BRANDAO - Orientador
Catalogação: 28/SET/2004 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5523&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5523&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5523
Resumo:
Inspirado nas pesquisas de Pierre Bourdieu, o estudo focaliza a relação dos estudantes universitários com o conhecimento acadêmico e a Universidade, no contexto das transformações e desafios colocados para a reprodução social das camadas médias urbanas brasileiras no final da década de 90. Foi realizado um estudo de caso com graduandos de Engenharia Elétrica e Direito da PUC-Rio no ano 2000 com base num conjunto variado de fontes, abrangendo desde as respostas a diferentes questionários até as informações acadêmicas e administrativas disponíveis na Universidade. Para a análise foi construída, para este grupo, uma tipologia dos percursos escolares do Ensino Fundamental até a Universidade. Dessa forma, a partir da interlocução com a literatura da sociologia da educação sobre a transmissão intergeracional do patrimônio cultural nas camadas médias, pode-se discutir e aprofundar algumas das interpretações já consagradas sobre as estratégias familiares de reprodução do status social, particularmente no que toca aos investimentos educacionais. Dentre outros aspectos relevantes, o estudo mostrou - dentro dos limites dos dados disponíveis - a influência do volume e da estrutura do capital cultural das famílias na construção das estratégias educativas familiares e do habitus dos jovens pesquisados. Embora não tenha sido possível identificar padrões muito diferenciados de escolha entre as frações de camadas médias estudadas, constatouse a tendência ao desenvolvimento de uma relação pragmática e instrumental com a escola. Finalmente, a pesquisa reuniu alguns elementos sobre o que se poderia chamar de habitus escolar universitário forjado ao longo do curso superior, em cuja constituição interagem as disposições engendradas tanto no mundo natal como nas relações experimentadas no processo de socialização universitária, particularmente as correlatas ao espaço socioprofissional da graduação escolhida.
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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS PDF      
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