Título: | ENTRE AS PROMESSAS DA ESCOLA E OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO SOCIAL: FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL À UNIVERSIDADE | |||||||
Autor: |
CYNTHIA PAES DE CARVALHO |
|||||||
Colaborador(es): |
ZAIA BRANDAO - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 28/SET/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5523&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5523&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5523 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Inspirado nas pesquisas de Pierre Bourdieu, o estudo
focaliza a relação dos
estudantes universitários com o conhecimento acadêmico e a
Universidade, no
contexto das transformações e desafios colocados para a
reprodução social das
camadas médias urbanas brasileiras no final da década de
90. Foi realizado um
estudo de caso com graduandos de Engenharia Elétrica e
Direito da PUC-Rio no
ano 2000 com base num conjunto variado de fontes,
abrangendo desde as
respostas a diferentes questionários até as informações
acadêmicas e
administrativas disponíveis na Universidade. Para a análise
foi construída, para
este grupo, uma tipologia dos percursos escolares do Ensino
Fundamental até a
Universidade. Dessa forma, a partir da interlocução com a
literatura da sociologia
da educação sobre a transmissão intergeracional do
patrimônio cultural nas
camadas médias, pode-se discutir e aprofundar algumas das
interpretações já
consagradas sobre as estratégias familiares de reprodução
do status social,
particularmente no que toca aos investimentos educacionais.
Dentre outros
aspectos relevantes, o estudo mostrou - dentro dos limites
dos dados disponíveis -
a influência do volume e da estrutura do capital cultural
das famílias na
construção das estratégias educativas familiares e do
habitus dos jovens
pesquisados. Embora não tenha sido possível identificar
padrões muito
diferenciados de escolha entre as frações de camadas médias
estudadas, constatouse
a tendência ao desenvolvimento de uma relação pragmática e
instrumental com
a escola. Finalmente, a pesquisa reuniu alguns elementos
sobre o que se poderia
chamar de habitus escolar universitário forjado ao longo do
curso superior, em
cuja constituição interagem as disposições engendradas
tanto no mundo natal
como nas relações experimentadas no processo de
socialização universitária,
particularmente as correlatas ao espaço socioprofissional
da graduação escolhida.
|
||||||||