Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ANÁLISE CRÍTICA DO GERENCIAMENTO AMBIENTAL DE ÁREA CONTAMINADA POR NAPLS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, BRASIL
Autor: MARCELO REITOR DE CASTRO FARIA
Colaborador(es): ANA CRISTINA MALHEIROS GONCALVES CARVALHO - Orientador
Catalogação: 05/OUT/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55210&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55210&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55210
Resumo:
A atual situação de inconformidade de grande parte do Brasil em relação às diretrizes ambientais estabelecidas através da Resolução CONAMA número 420/2009 deixa claro os muitos desafios ainda existentes no âmbito do gerenciamento de áreas contaminadas. A análise de um caso real de remediação de uma planta industrial localizada no estado do Rio de Janeiro mostra como técnicas tradicionais de investigação ambiental, hoje consideradas ferramentas limitadas, foram e ainda são a principal base utilizada para a coleta de dados e subsequente tomada de decisões acerca do gerenciamento da área. O site em questão teve sua investigação ambiental iniciada ao final dos anos 90, realizada principalmente através de múltiplas campanhas de amostragem de solo e instalação de poços de monitoramento, identificando NAPLs (Non-aqueous phase liquids) como contaminantes de interesse. A planta industrial permanece sob intervenção há mais de dez anos sem aplicação de novas ferramentas de caracterização ambiental para aprimoração do modelo conceitual da área (CSM). A recente perda de eficiência do sistema de extração bifásica utilizado no local levou à implementação de técnicas de biorremediação estimulada in situ. Relatórios de desempenho mostram eficácia mais lenta do que o previsto, o que pode indicar um CSM deficiente em informações essenciais sobre as características físicas do meio e distribuição dos contaminantes neste. Dessa forma, sugere-se a caracterização em alta-resolução das porções mais impactadas da área de estudo, permitindo um aprimoramento do modelo conceitual da área e a otimização dos processos de remediação utilizados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF