Título: | UM ENFOQUE BASEADO EM MODELOS PARA O DESIGN ORIENTADO A ASPECTOS | |||||||
Autor: |
CHRISTINA VON FLACH GARCIA CHAVEZ |
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Colaborador(es): |
CARLOS JOSE PEREIRA DE LUCENA - Orientador |
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Catalogação: | 27/SET/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5515&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5515&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5515 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Programaçãoo Orientada a Aspectos (POA) é um paradigma de
programação que propõe um novo tipo de abstração -
denominado aspecto - que permite a descrição modular de
propriedades que, em geral, se encontram espalhadas
por vários pontos de um sistema. Há distintas abordagens
que podem ser classificadas como orientadas a aspectos.
Cada abordagem propõe tipos de abstração, mecanismos de
composição e terminologia específicos. Nesta tese,
deslocamos o foco de atenção dos mecanismos de implementação
que dão suporte µa tecnologia de programação orientada a
aspectos, para os conceitos e propriedades que a
caracterizam como um paradigma emergente para o
desenvolvimento de software. Em particular, focalizamos em
como estes conceitos e propriedades podem ser explorados na
fase de design para construir sistemas que sejam mais
fáceis de compreender, evoluir e reutilizar. Esta tese
aborda questões atuais relacionadas a design e modelagem
orientados a aspectos e propõe: (i) o modelo de aspectos,
um arcabouço conceitual unificador para POA que fornece
terminologia consistente e semântica básica para analisar
problemas µa luz dos conceitos e propriedades de POA,
(ii) aSideML, uma linguagem de modelagem para especificação
e comunicação de designs orientados a aspectos. A linguagem
aSideML define uma notação gráfica, semântica e regras que
permitem ao projetista construir modelos em que aspectos
são tratados explicitamente como cidadãos de primeira
classe, e (iii) o metamodelo aSide, um modelo lógico que
define a semântica de modelos estruturais e comportamentais
representados em aSideML.
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