Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: O ESTUDO DA CONSTRUTIBILIDADE E DA SUSTENTABILIDADE EM PROJETOS CONCEITUAIS: UMA ABORDAGEM EM BIM
Autor: BELARMINO AUGUSTO FIORIN SOUSA BARROS
Colaborador(es): ELISA DOMINGUEZ SOTELINO - Orientador
Catalogação: 24/SET/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55008&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=55008&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.55008
Resumo:
A construtibilidade e a sustentabilidade são dois fatores fundamentais a serem considerados na confecção de projetos, visto que promovem uma maior facilidade de construção do projeto e uma maior redução de impactos ambientais, econômicos e sociais. Atualmente, estes fatores começaram a ser analisados individualmente nas etapas iniciais de projeto através do uso da metodologia BIM. A metodologia BIM consegue avaliar estes conceitos por meio do uso de modelagem gráfica 3D e de objetos parametrizados que armazenam informações necessárias para a avaliação da construtibilidade e sustentabilidade. Porém, estes conceitos costumam ser observados separadamente e poucos estudos são encontrados buscando a consideração de ambos com o uso da metodologia BIM. Desta forma, este trabalho busca criar um mapa de processos para ilustrar como ocorreria o fluxo de informação entre os arquitetos e engenheiros, de modo a garantir um projeto mais sustentável e com melhor construtibilidade. Além disso, foi desenvolvido um plugin no Revit, chamado ECOS, a fim de realizar uma análise quantitativa da construtibilidade, da sustentabilidade e de seus subcritérios, e de identificar quais aspectos do projeto estariam mais deficientes. Também foi considerado o critério de custo no ECOS, por estar relacionado aos dois fatores estudados e por ser extremamente relevante na análise de um projeto. Para testar e validar o plugin, foram feitos questionários e entrevistas com dezesseis profissionais da área de arquitetura e engenharia. Com os resultados obtidos nas entrevistas, é possível concluir que o mapa de processos e o ECOS formam uma ferramenta útil para promover a maior participação de construtores e engenheiros ambientais nas fases iniciais de projeto, gerando maior sustentabilidade e melhor construtibilidade ao mesmo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF