Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: ATRAVÉS DO CORPO, PARA ALÉM DA CARNE: CORPO E CORPOREIDADE EM TEORIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Autor: NATHAN DA SILVA ROSARIO
Colaborador(es): JAMES CASAS KLAUSEN - Orientador
Catalogação: 21/SET/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54901&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54901&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54901
Resumo:
Em análises contemporâneas de Relações Internacionais e Política Internacional, o corpo é constantemente articulado, seja como interface sobre as quais se sobrepõem categorias analíticas caras a disciplina, seja enquanto instrumento de verificação dos efeitos de fenômenos internacionais e ordenamentos políticos. Entretanto é possível verificar, de maneira interna ao campo, a ausência de uma gramática que considere o corpo enquanto categoria política em si, excedendo suas delimitações qualitativas e suas dinâmicas particulares. Assim o presente trabalho intenta estabelecer a investigação do que se denominaria enquanto a presença ausente do corpo. Com isso objetiva-se tanto a sinalização da forma pela qual o corpo é classicamente articulado em teoria política como também seus possíveis desdobramentos em teorizações contemporâneas. A partir de ferramentas analíticas como os conceitos de corporificação e corporeidade, esta pesquisa promove um percurso sobre as problemáticas do corpo enquanto veículo político. Através ainda de um conjunto de literaturas que engaja com a multiplicidade de abordagens sobre o corpo, esse trabalho almeja contribuir com uma gramática corpórea que admita as potencialidades políticas de sua reorganização. Nesse sentido, através da conjunção de obras como as de Judith Butler, N. Katherine Hayles e Donna Haraway, por um lado e Gloria Anzaldúa, por outro, objetiva-se a sobreposição de um corpo que se admita em sua porosidade e relacionalidade, que atualize suas experiências de maneira a dar sentido e produzir política corporificada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF