Título: | TRAJETÓRIAS FORMATIVAS E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES E SABERES DOS DOCENTES DE GEOGRAFIA | ||||||||||||
Autor: |
BRUNO TORRES DOS SANTOS CARVALHO |
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Colaborador(es): |
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 31/AGO/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54451&idi=2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54451 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa tem como propósito principal analisar a construção das identidades e dos saberes dos docentes de Geografia, levando em conta suas trajetórias formativas, a partir das experiências e perspectivas adquiridas em diferentes momentos, como aquelas vividas com a Geografia Escolar, durante o curso de
Licenciatura em Geografia, no exercício da docência e na formação continuada. Definiu-se para o estudo dois conceitos principais: identidade docente e saberes docentes, os quais foram alvos de investigação na literatura pedagógica e geográfica especializada. Como estratégia de coleta de dados primários destaca-se
a elaboração de roteiros e realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes de Geografia que estavam, na ocasião, licenciados há pelo menos cinco anos e se encontravam em serviço nas diferentes redes de ensino. Foram, ainda, realizadas pesquisas bibliográficas em livros e periódicos concentrados,
sobretudo, na área de Formação de Professores e Ensino de Geografia. Concluímos que o processo de construção da identidade e dos saberes docentes se dá, principalmente, com o ingresso do discente no curso de Licenciatura em Geografia. Contudo, este processo é composto por inúmeros momentos que se
relacionam e se auxiliam, levando em conta a própria realidade do curso de formação inicial, o exercício da docência, o cotidiano profissional, a formação continuada e, também, as experiências e vivências adquiridas durante toda a sua vida, antes mesmo do seu ingresso na graduação. Por este motivo, a Geografia como disciplina escolar e sua relação com a docência, além do desprestígio social/profissional foram aspectos imprescindíveis de serem analisados para que o objetivo central desta pesquisa fosse alcançado.
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