Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: MASCARADOS NO CARNAVAL: ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM ACERVO DE MEMÓRIA PROCESSUAL E COLABORATIVO
Autor: CAMILLA SERRAO PINTO
Colaborador(es): NILTON GONCALVES GAMBA JUNIOR - Orientador
Catalogação: 30/AGO/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54424&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54424&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54424
Resumo:
Esta pesquisa-intervenção tem como tema a etnoficção na preservação e divulgação de manifestações populares de mascarados no carnaval do estado do Rio de Janeiro. O estudo visa investigar de que forma o design pode contribuir com o método de etnoficção para mascarados no carnaval, tendo em vista a pluralidade de aspectos formais, simbólicos e performativos destas tradições mascaradas. A pesquisa parte do pressuposto de que a ficção ilustrada é uma técnica que pode divulgar de forma expressiva o levantamento documental. E tem como objetivo verificar a eficácia do uso da etnoficção ilustrada na construção de um acervo vivo sobre estas manifestações mascaradas, favorecendo a sua dimensão colaborativa e processual. As contribuições teóricas de autores da perspectiva crítica e dos Estudos Culturais Latino-americanos foram essenciais para examinar, a partir de categorias de análise no âmbito da narrativa, manifestações populares de mascarados brasileiros, e suas intermitências, tendo como foco o eixo de influências coloniais europeias para estas tradições. Além disso, o levantamento de narrativas orais e de registros fotográficos e textuais contribuíram para o entendimento dos desafios para a preservação e divulgação destas tradições mascaradas. Como proposta de intervenção no campo de pesquisa, foi desenvolvida uma narrativa ficcional ilustrada, com foco no público infanto-juvenil. A partir das dinâmicas realizadas foi possível avaliar a potência do uso de registros visuais, particularmente do desenho, como estímulo para o retorno de novos dados, viabilizando um processo de mapeamento colaborativo e participativo dessas manifestações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF