Logo PUC-Rio Logo Maxwell
ETDs @PUC-Rio
Estatística
Título: PRODUÇÃO E CONSUMO DO AUDIOVISUAL: O TRABALHO DE ROTEIRISTA E O PODER DO CINEASTA NO CINEMA BRASILEIRO
Autor: MELISSA DE ARAUJO CABRAL
Colaborador(es): EVERARDO PEREIRA GUIMARAES ROCHA - Orientador
Catalogação: 24/AGO/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54361&idi=1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54361&idi=2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54361
Resumo:
Produção e consumo do audiovisual: o trabalho de roteirista e o poder do cineasta no cinema brasileiro tem como proposta aprofundar a reflexão sobre a autoria dos roteiros na produção audiovisual brasileira e o jogo de forças entre os profissionais da área de roteiro e os da área de direção. Ao tomar como ponto de partida para esta reflexão o fato de que o campo de produção cinematográfica no país não valoriza o roteirista tal como na televisão, é o foco da pesquisa investigar o domínio de poder de criação por parte do diretor, considerando os impactos no exercício do trabalho de roteirista e, subsequentemente, nas condições de criação de histórias para o cinema. A estratégia metodológica envolveu recursos qualitativos, como a realização de entrevistas em profundidade para a análise da profissão de roteirista. O objetivo é que o resultado do trabalho sirva como base de informações que possam fomentar reflexões sobre a questão da construção de narrativas no cinema brasileiro, com abordagens que envolvem as formas de representações desse trabalho e de suas condições sociais, econômicas e financeiras para permanecer na cadeia produtiva do audiovisual.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF