Título: | DESIGN PARA SUSTENTABILIDADE: EVOLUÇÃO E ENSINO NOS CURSOS DE DESIGN | ||||||||||||
Autor: |
IAGO MACHADO CORREA SANTIAGO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
ALFREDO JEFFERSON DE OLIVEIRA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 17/AGO/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54245&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=54245&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.54245 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A sustentabilidade é um tema cada vez mais debatido por cidadãos, assim como
em ambientes acadêmicos, instituições governamentais e fóruns mundiais. O
Design para Sustentabilidade, ainda que discutido há algumas décadas, não
aparenta ser parte de requisitos no ensino em Design. Isto acontece, pois, a questão
fica a cargo de apenas alguns professores; dependem do interesse dos alunos; ou
até mesmo o ensino concentra-se somente nos aspectos ambientais. Sendo assim,
esta pesquisa busca avaliar a inserção do ensino do Design para Sustentabilidade
nos cursos de graduação em Design, no intuito de discutir possíveis melhorias na
docência e aprendizado dos alunos.
A dissertação inicia-se com um panorama geral das abordagens do Design para
Sustentabilidade, que são debatidas atualmente em artigos, congressos e no próprio
meio acadêmico. Com isso, pode-se observar que existe uma certa evolução na
abrangência dos campos de atuação do design, passando do foco apenas em
materiais para sistemas complexos integrados. Ainda, há uma observação do
cenário atual do Design para Sustentabilidade nos cursos de graduação, com uma
análise das Diretrizes Curriculares Nacionais, ensino e prática do Design nas salas
de aulas; e uma avaliação do contexto atual do Design para Sustentabilidade nas
universidades, através da investigação das disciplinas que abordam o tema.
Por fim, foram feitas entrevistas com professores e questionários com alunos,
a fim de descobrir possíveis relações entre o ensino e aprendizado na visão dessas
duas classes. Com isto, verificou-se que o ensino da sustentabilidade no Design
depende de professores interessados em difundir o tema, juntamente com alunos
dispostos a debatê-lo; que ainda há pouca discussão sobre o tema em algumas
universidades; que somente a teoria não incentiva os alunos a utilizarem as
abordagens nos ofícios.
|
|||||||||||||
|