Título: | REFORMA PSIQUIÁTRICA: NOVAS CARTOGRAFIAS DE TRABALHO PARA OS TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA? | |||||||
Autor: |
ROSA MARIA CARVALHAL SILVA MARANHAO |
|||||||
Colaborador(es): |
ESTHER MARIA DE MAGALHAES ARANTES - Orientador |
|||||||
Catalogação: | 08/SET/2004 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
|||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | |||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
|||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5424&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=5424&idi=2 |
|||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5424 | |||||||
Resumo: | ||||||||
Esta tese analisa os efeitos da Reforma Psiquiátrica nas
práticas cotidianas de
trabalho dos técnicos e auxiliares de enfermagem, partindo
da consideração do Trabalho
como espaço possível de produção de sentidos e da Reforma,
que postula uma
construção permanente de saber, no exercício da prática, ao
mesmo tempo em que a
direciona, introduzindo, nesta práxis, uma dialética. Este
estudo quer contribuir à
criação de grupos de escuta sobre o trabalho desta
categoria, objetivando
reconhecimento e resgate de sua fala, possibilitando
trocas, defrontamentos com o malestar
do trabalho, engendrando possibilidades de subjetivação.
Referindo-se à formação
da enfermagem e aos impasses decorrentes da realidade desta
profissão, esta tese
visualiza a necessidade de mudanças neste campo teórico-
técnico, importando aí a
constatação de que os técnicos e auxiliares não possuem
espaço para o seu saber,
construído na prática (e só assim pode ser), e que esta
categoria se constitui como
invisível, na maioria das discussões, sobre a Reforma,
quando é fundamental ao seu
acontecer.
|
||||||||