Título: | DESENHANDO O PROCESSO: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O EXERCÍCIO DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE PROJETO DE DESIGN | ||||||||||||
Autor: |
NINA ATALLA PIETROLUONGO O VIEIRA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
RITA MARIA DE SOUZA COUTO - Orientador IZABEL MARIA DE OLIVEIRA - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 22/JUL/2021 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TESE | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825&idi=1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/ETDs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53825&idi=2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53825 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa, de cunho exploratório, teve por objetivo o desenvolvimento de uma
atividade pedagógica voltada para o ensino de projeto de Design. A pesquisa surge da
constatação da importância do conteúdo de metodologia de projeto, enquanto conteúdo
estruturante da prática empírica de projeto, e da necessidade do estímulo à reflexão
crítica sobre processos de projeto no curso de Design da PUC-Rio. Para responder a
essas questões, uma atividade pedagógica de desenho de processo de projeto foi
desenvolvida e testada com dois alunos em duas diferentes disciplinas de Projeto do
curso de Design da PUC-Rio – DSG 1030 Anteprojeto e DSG 1032 Projeto Final de
Comunicação Visual. A investigação foi fundamentada por autores, que tratavam dos
processos cognitivos da aprendizagem e também sobre o fluxo cognitivo da reflexão-naação,
noção-chave desta pesquisa. A atividade revelou-se uma rica ferramenta didática
de estímulo ao pensamento crítico sobre a prática de projeto em Design, na medida em
que facilitou um exercício de auto análise e deu aos alunos as condições didáticas para
que situassem e organizassem suas experiências empíricas de projeto durante a
formação.
|
|||||||||||||
|